Cultura Compartilhar
Cultura

Documentário conta a história da colonização negra de Florianópolis; veja como assistir

O documentário será exibido no Museu de Florianópolis, mas também pode ser assitido pela internet.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: SESC | Divulgação
Foto: SESC | Divulgação

O Documentário Negros em Desterro – histórias de resistência, que faz parte de um projeto nacional do Sesc sobre memórias e patrimônio histórico no país, é lançado em Florianópolis e retrata a chegada dos negros à Capital quando eram 35% da população. O documentário que mostra a história não contada da colonização Negra de Florianópolis será exibida gratuitamente entre 24 de novembro e 3 de dezembro no Museu Florianópolis.

O documentário Negros em Desterro – Histórias de Resistência compõe o projeto Vivências, uma série do Departamento Nacional do Sesc com 13 produções sobre histórias relacionadas à memória e ao patrimônio histórico no Brasil. Temas como a ocupação do Maciço do Morro da Cruz no Centro da cidade e a exibição de imagens inéditas do Museu de Florianópolis, que inaugura dia 23 de novembro na Capital, estão no curta com duração de pouco menos de 10 minutos.

A colonização açoriana e europeia em Florianópolis é conhecida por todos, seja pelas tradições, costumes, gastronomia ou arquitetura. O que pouca gente sabe e conhece é que junto com os europeus vieram também os negros escravizados da época. No início do século XVIII, 35% dos moradores da ilha eram negros – mais que um terço da população.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Colonização negra será tema de debate em sala de aula

No dia 20 de novembro, quando se comemora no Brasil o Dia da Consciência Negra, alunos do 6º ano da Escola Básica Municipal Jacinto Cardoso, na Trindade, vão assistir ao filme na quinta-feira, 18, às 14h45 e na sequência trocarão impressões sobre o curta em sala de aula com participação do professor de história Jefferson Oliveira de Gustavo Zinder, da Contexto Filmes, produtora executiva do documentário.

“O processo de captação de imagens e as entrevistas que tivemos a oportunidade de acompanhar como produtora executiva do filme gerou um conteúdo histórico que conduz o espectador até o período atual, apresentando a relação entre personagens do passado e presente na luta pela conquista de espaço e reconhecimento”, diz Zinder sobre características da obra com roteiro assinado por Rodrigo Stüpp e trilha sonora da banda Dazaranha.

Para assistir ao documentário, acesse o canal do YouTube do SESC.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.