Carnaval Compartilhar
SEGURANÇA DIGITAL

Vale a pena fazer seguro de celular no Carnaval?

Segundo especialistas, a decisão depende principalmente do valor do aparelho, do perfil de uso e do nível de exposição durante a folia

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Vale fazer seguro de celular no Carnaval? | Foto: reprodução/Canva
Vale fazer seguro de celular no Carnaval? | Foto: reprodução/Canva

Com a chegada do Carnaval, cresce a preocupação dos foliões com a segurança do celular durante blocos de rua, festas e viagens. Com o aumento da circulação de pessoas e do risco de furtos, roubos ou danos acidentais, surge a dúvida: vale a pena fazer seguro de celular para o Carnaval?

Segundo especialistas, a decisão depende principalmente do valor do aparelho, do perfil de uso e do nível de exposição durante a folia.

Carnaval aumenta risco de perda e roubo

Especialistas em seguranças apontam que o carnaval elevar os registros de furtos e roubos de smartphones. Além disso, quedas, contato com líquidos e danos acidentais também são comuns em ambientes de festa.

Para quem pretende participar de blocos de rua, viajar ou frequentar eventos lotados, o risco pode ser ainda maior.

O que o seguro de celular cobre?

As coberturas variam conforme a seguradora e o plano contratado, mas geralmente incluem roubo e furto qualificado, danos acidentais, como quedas e líquidos, perda total do aparelho, além de indenização ou substituição do celular.

Porém, é importante verificar as condições do contrato, especialmente em relação à franquia, valor que o segurado paga em caso de acionamento, e aos prazos de carência.

Quanto custa o seguro?

O valor do seguro costuma ser calculado com base no preço do aparelho. Em média, o custo anual pode representar uma porcentagem significativa do valor do smartphone, além da cobrança de franquia em caso de sinistro.

Para celulares de alto valor, como modelos premium, o seguro pode ser uma alternativa interessante para evitar prejuízo financeiro elevado.

Já para aparelhos mais simples, pode ser necessário avaliar se o custo da apólice compensa em relação ao preço de reposição.

Alternativas para proteger o celular no Carnaval

Mesmo sem contratar seguro, é possível reduzir riscos adotando algumas medidas de segurança, como ativar bloqueio por senha, biometria ou reconhecimento facial, guardar o aparelho em locais discretos, evitar usar celular em aglomeração e habilitar o bloqueio remoto.

Essas práticas ajudam a minimizar prejuízos e dificultam o uso indevido do aparelho em caso de perda ou roubo.

Afinal, vale a pena o seguro de celular para o carnaval?

Conforme o especialista em seguros Armando Guedes, o seguro de celular no Carnaval pode valer a pena principalmente para quem possui aparelhos caros e pretende frequentar ambientes com grande aglomeração. A contratação traz mais tranquilidade e pode evitar impacto financeiro significativo.

Antes de decidir, o ideal é comparar planos, analisar coberturas, franquias e condições contratuais. Assim, é possível aproveitar o Carnaval com mais segurança e menos preocupação.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.