Escola que homenageou Lula cai para o grupo de acesso
Homenagem, alegoria e samba-enredo causaram polêmica
• Atualizado
A Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, no domingo (15), caiu para o grupo de acesso após a apuração nesta quarta-feira (18).
Após polêmicas envolvendo a alegoria e o samba-enredo, a escola conseguiu poucas notas 10 durante a apuração e devido as notas baixas, foi rebaixada.
Relembre a homenagem da escola a Lula
O desfile da Acadêmicos de Niterói teve como tema uma homenagem a Lula. A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, foi convidada a desfilar, mas desistiu da participação alegando receio de “possível perseguição”.
A apresentação gerou repercussão política nas redes sociais e reacendeu debates sobre liberdade artística, sátira política e o uso de referências a figuras públicas no Carnaval.
Flávio Bolsonaro aciona TSE após homenagem a Lula no RJ
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou que vai acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o que classificou como “crimes do PT na Sapucaí”, após desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, durante o carnaval do Rio de Janeiro.
A manifestação ocorreu após a apresentação da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que levou para a avenida um enredo com referências à trajetória política de Lula. Em publicação nas redes sociais, Flávio afirmou que irá protocolar ação na Justiça Eleitoral por suposta propaganda eleitoral antecipada e possível uso indevido de recursos públicos.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO