Carnaval Compartilhar
Balanço da folia

Carnaval em Florianópolis recebe mais de 1,6 milhão de pessoas

Consolidado como o maior Carnaval do Sul do país

• Atualizado

Talita de Andrade

Por Talita de Andrade

Carnaval em Florianópolis recebe mais de 1,6 milhão de pessoas | Foto: Allan Carvalho/PMF
Carnaval em Florianópolis recebe mais de 1,6 milhão de pessoas | Foto: Allan Carvalho/PMF

O Carnaval de Florianópolis movimentou a Ilha de Santa Catarina. Segundo dados da Prefeitura Municipal, mais de 1,6 milhão de foliões participaram da maior festa popular do Brasil, nas ruas da Capital.

A estrutura da prefeitura contou com diversas arenas, banheiros químicos e movimentou vários setores da economia. Conforme a prefeitura, mais de 10 mil profissionais foram contratados para trabalhar durante o período de folia.

Em 2026, o carnaval contou com 20 dias de eventos, começando com os ensaios das escolas no dia 8 de janeiro até esta quarta-feira (18), com bloquinhos espalhados pelas ruas históricas da capital.

Neste ano, o Desfile das Escolas de Samba aconteceu na sexta-feira (13) e sábado (14), já o Desfile das Campeãs na terça-feira (17). Só no sambódromo, cerca de 50 mil pessoas acompanharam os desfiles, que teve como grande campeã A Consulado seguida pela Copa Lord e pela Império Vermelho e Branco.

Carnaval em Florianópolis recebe 1,6 milhão de foliões

Os shows durante o Carnaval de Florianópolis tiveram recorde de público, com destaque para o Pop Gay, na segunda-feira (16), que recebeu mais de 160 mil pessoas. O bloco contou com a apresentação de Gloria Groove.

Na sexta-feira (13) a capital concentrou 80 mil foliões. No sábado (14), Florianópolis recebeu o Bloco dos Sujos. Já no domingo (15), 120 mil pessoas se reuniram para celebrar o Carnaval.

O Carnaval na capital contou com 100 blocos de rua, nove arenas e uma inovação para os trios elétricos, que segundo a assessoria, será repetida nos próximos anos. Além disso, os 32 bairros da cidade que tiveram folia amanheceram limpos todos os dias.

O período de festa registrou um número acima de 90% de ocupação hoteleira na cidade, se mostrando melhor do que durante a época do Réveillon.

Limpeza

Segundo informações da Prefeitura de Florianópolis, o maior desafio do período de folia foi a limpeza da cidade. A estratégia adotada foi fechar o Centro Leste às 2h da manhã, com todos os bares fechados até às 2h30. A partir das 3h as equipes de limpeza trabalharam sem correr riscos para entregar a cidade limpa às 4h.

Para a limpeza, trabalharam 147 profissionais, além de 37 para a coleta de lixo. Foram recolhidas mais de 110 toneladas. Ao todo 184 profissionais atuaram na limpeza do Centro.

Segurança

O balanço da prefeitura revelou que, durante o Carnaval, não foi registrada nenhuma ocorrência grave. Além disso, houve uma queda de 10,51% nos furtos, vale lembrar que a polícia recuperou quase 100 celulares furtados.

Os dados mostraram que os dias de folia foram seguros, com a atuação de 405 agentes mobilizados entre a Guarda Municipal, fiscais da SUSP e Agentes Comunitários – Voluntários Floripa. No Centro, foram instaladas duas bases operacionais. Nas arenas a entrada exigia uma revista pessoal, além do videomonitoramento por câmeras com reconhecimento facial, integradas à Central de Monitoramento na Base de Coqueiros, permitindo acompanhamento em tempo real.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.