Brasil fica sem prêmio no BAFTA, o Oscar britânico
Entre os principais destaques brasileiros estava o filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura
• Atualizado
O Brasil encerrou a participação no BAFTA Awards 2026, o Oscar Britânico, sem conquistar estatuetas. O país concorria em quatro categorias na premiação britânica, realizada em Londres.
Entre os principais destaques brasileiros estava o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura. A produção disputou as categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original, mas acabou superada por concorrentes internacionais.
O Agente Secreto não ganha prêmios no BAFTA
Além de “O Agente Secreto”, o documentário Apocalipse nos Trópicos, da diretora Petra Costa, também concorria na categoria de Melhor Documentário, mas não venceu.
Outra indicação brasileira foi na categoria de Melhor Fotografia, com o diretor de fotografia Adolpho Veloso, que também ficou sem o prêmio.
Com isso, o Brasil encerrou a participação no BAFTA 2026 sem troféus, apesar da presença relevante em categorias importantes da premiação britânica.
BAFTA é considerado termômetro do Oscar
O BAFTA Awards é uma das principais premiações do cinema mundial e costuma ser visto como um termômetro para o Academy Awards, o Oscar. No entanto, especialistas apontam que os resultados nem sempre se repetem na premiação americana, já que os critérios e votações são distintos.
Segundo os críticos de cinema brasileiro, mesmo sem vitórias, a presença brasileira em quatro categorias traz a visibilidade do cinema nacional no cenário internacional, principalmente para o filme “O Agente Secreto” que recebeu indicações ao Oscar, premiação que ocorre nos Estados Unidos, em março deste ano.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO