Bento XVI está com estado de saúde delicado e Papa Francisco pede orações
Recentemente, ele voltou a aparecer no noticiário após a divulgação de um relatório independente que apontou a omissão em casos de abuso sexual de crianças
• Atualizado
Em meio às saudações no final da Audiência Geral desta quarta-feira (28), no Vaticano, o papa Francisco pediu orações ao papa emérito Bento XVI, que está doente. Segundo o pontífice, Joseph Ratzinger, que completou 95 anos em abril e enfrenta dificuldades para conversar, encontra-se com o estado de saúde muito delicado.
“Uma oração especial pelo papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja. Recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”, disse Francisco.
Joseph Ratzinger desocupou o cargo de papa em fevereiro de 2013, sendo transferido para o Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano. Recentemente, ele voltou a aparecer no noticiário após a divulgação de um relatório independente que apontou a omissão em casos de abuso sexual de crianças entre 1977 e 1982, na Alemanha.
Na época, o papa emérito era arcebispo de Munique e Freising e teria sido informado de quatro ocorrências envolvendo integrantes da Igreja. As acusações são de que Bento XVI não teria agido para impedir os abusos.
Pouco tempo depois, Bento XVI publicou uma carta pedindo perdão pelo erro cometido. “Só posso expressar a todas as vítimas de abuso sexual minha profunda vergonha, minha grande dor e meu sincero pedido de perdão. Tanto maior é minha dor pelos abusos e erros que ocorreram durante o tempo de meu mandato nos respectivos lugares”, escreveu.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO