37ª Oktoberfest Blumenau: veja a sangria do primeiro barril de chope; confira a galeria
A entrada na primeira noite e gratuita.
• Atualizado
A 37ª Oktoberfest retornou ao calendário de festas de Blumenau, após dois anos de espera, por conta da pandemia, A festa começou oficialmente na noite de quarta-feira (5), com desfile de abertura e a tradicional sangria do primeiro barril de chope, além dos pavilhões lotados.
No início da noite, moradores e visitantes encheram as calçadas da Rua 15 de Novembro para assistir às cerca de 80 atrações que voltaram a desfilar em homenagem às tradições germânicas. Entre elas dois novos grupos, o Rollmopswagen – que distribuiu a iguaria alemã entre o público – e o BierHauptStadtWagen, que homenageou a Capital Brasileira da Cerveja. A rainha e princesas da Oktoberfest encantaram, assim como os queridos personagens Vovô e Vovó Chopão. Cerca de cinco mil pessoas participaram, dando um show à parte, com trajes típicos, carros alegóricos, muita música, dança e animação.
O próximo desfile acontece no sábado, dia 8, às 16h. No domingo, dia 9, haverá um desfile especial no distrito mais alemão de Blumenau: a Vila Itoupava. A atração começa às 10h, saindo da esquina da Rua Henrique Conrad com a Eduard Manske e indo até a Sociedade Serrinha, na Rua Hermann Hein. Nas semanas seguintes, os desfiles ocorrem na Rua 15, às 16h, nos sábados e no feriado, e às 19h30 na quarta-feira, dia 19.
A abertura oficial da 37ª Oktoberfest ocorreu no Biergarten, com a presença do Ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, e do embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms que foram recebidos pelo prefeito Mário Hildebrandt e a vice Maria Regina Soar, junto às demais autoridades e patrocinadores presentes. “É uma grande alegria estarmos junto a cada um de vocês, neste momento especial de retomada. Quero agradecer ao secretário e a toda a equipe da Secretaria de Turismo pelo grandioso trabalho que fizeram. Somos a maior festa alemã da América Latina. Somos grandes em tamanho e grandes na vontade e no gosto de receber as pessoas”, afirmou Hildebrandt durante a solenidade.
A cerimônia trouxe de volta ao palco os monges cervejeiros, que entregaram o caneco oficial para o homenageado da noite, Alex Murad, do Parque Beto Carreiro. Bandas tradicionais de Blumenau animaram a noite, como a Banda do Caneco, Os Velhos Camaradas e muitas outras.
Às 22h, horário em que iniciou a abertura, a organização contabilizava mais de 12.600 visitantes. Nos próximos 18 dias, mais de 600 mil pessoas são esperadas nos pavilhões do Parque Vila Germânica.
Programação e atrações
A 37ª Oktoberfest vai até o dia 23 de outubro, com atrações já tradicionais e muito esperadas, como o concurso da nova realeza da festa, as brincadeiras de chope em metro, apresentações de grupos folclóricos e participação de Clubes de Caça e Tiro. A programação completa pode ser conferida aqui: https://oktoberfestblumenau.com.br/programacao/ .
Mais de 150 opções de pratos típicos, como spätzle, marreco recheado, bretzel, entre outros, são oferecidos em todos os pavilhões, bem como na Praça de Alimentação. A cervejaria oficial da festa este ano é a Ambev, que traz para Blumenau a mesma cerveja da festa de Munique: a Spaten. Cervejarias artesanais da Capital Brasileira da Cerveja e região também estão presentes. Esta edição terá a participação recorde de 12 produtoras locais.
Artistas internacionais como Tim Toupet, Peter Wackel e Voxxclub são alguns dos nomes confirmados para tocar em Blumenau nos próximos dias de festa. Apresentações musicais também ocorrem por toda a cidade durante a Oktoberfest, em praças e restaurantes.
A Vila Germânica conta este ano uma tirolesa na área externa, para quem quiser se aventurar por um trecho de 90m, além de brinquedos como Chapéu Mexicano, Roda Gigante e a Torre que proporcionam diversão para todas as idades.
Veja imagens do desfile da Oktoberfest
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO