Criança arrastada por professora em escola de SC é autista; assista
Nas redes sociais, familiares se pronunciaram sobre o caso da criança que é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista
• Atualizado
Neste semana, uma criança foi arrasta pela professora, pelo corredor de uma unidade de educação infantil na cidade de Balneário Gaivota, no Sul de Santa Catarina. A criança que aparece no vídeo compartilhado nas redes sociais, é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. A servidora foi afastada liminarmente e um Processo Administrativo Disciplinar foi aberto.
Pelas redes sociais, Beatriz Schutz, tia/dinda da criança, se pronunciou sobre o caso que revoltou os familiares. “Ver ele ser arrastado, puxado, carregado desta forma sendo que o mesmo estava em uma situação que só precisava “conversar” e entender o que estava acontecendo! O que acontece onde as câmeras não pegam? Só descobrimos, porque ele chegou em casa com marcas nos braços”, disse nos stories.
Ela ainda afirma que pensaram bastante antes de expor a situação nas redes sociais: “Hoje levamos a público o que aconteceu com meu sobrinho. Ele é autista e uma professora teve esse tipo de atitude em lidar com ele. Pensamos muito antes de expor essa situação, mas não é um problema só nosso e sim de todas as famílias que lidam diretamente com isso! Eu como tia/Dinda e defensora exponho minha revolta”.
Em outubro, a tia da criança, compartilhou uma carta aberta sobre seu sobrinho:
“Hoje temos vivências diárias com pessoas autistas, hoje esses números crescem diariamente e o que antes “não” era falado e nem tão comentado vem se tornando cada vez mais comum”.
Eu tenho um afilhado autista e por muitas vezes eu escutei “nossa ele nem parece ser autista” eu não julgo algumas falas e também não fico chateada. Mas o que vem me deixando um pouco intrigada é como que eles são tratados longe dos seus, longe de casa do seu habitat ou lugar de paz.. quem tem alguém na família deve saber o que eu falo, deve tbm sentir a mesma angústia o medo de não saber como vai ser o futuro dessa criança, será que vai conseguir desenvolver uma adolescência/vida adulta? Será que vai constituir uma família ? Será que vai conseguir desenvolver uma habilidade? Será que vai ter profissão? Será que vai ter oportunidade na vida?! Pois é.. muitos medos passam na cabeça.
Mas quando me deparo com ele, quando escudo a voz dizendo “Dinda você chegou”, “Dinda vc é minha melhor amiga”, eu simplesmente esqueço tudo é só consigo viver o momento presente, porque todo momento é único. Vicente veio com grande propósito nas nossas vidas e sabemos que tudo é como DEUS quer, ele é um menino amável, carinhoso, super protetor, beijoqueiro, risonho, inteligentíssimo (sabe muita coisa em inglês) e a dinda aqui que tem que pesquisar”.
Leia Mais
Nota do Prefeito e da Secretaria de Educação
O Prefeito Everaldo dos Santos publicou nota onde explica as medidas tomadas e diz que “exigiu a rápida apuração dos fatos”. A Secretaria de Educação do município enfatizou que reafirma seu “compromisso com as crianças, pais e comunidade escolar, esperando uma célere apuração do ocorrido, para que fatos como este não voltem a acontecer”.
O Centro de Educação Infantil (CEI) também se pronunciou informando que a professora envolvida foi afastada do cargo para que apurem os fatos. Confira a nota na completa:
Assista ao momento em que a criança é arrastada
Nas imagens compartilhadas pelas redes sociais é possível ver que a servidora entra na sala e puxa uma criança, que se ajoelha, tenta se soltar, mas é arrastada pelo corredor. O vídeo segue com a mulher tentando levantar a criança, até que ela o puxa e a leva segurando pelos braços para outra sala.
Após a divulgação de um vídeo que mostra a suspeita arrastando uma criança, um Processo Administrativo Disciplinar foi aberto e a servidora afastada liminarmente.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO