Coreia do Norte e Coreia do Sul trocam tiros de advertência na fronteira
Disparos aconteceram após um navio mercante de Pyongyang cruzar a Linha de Limite Norte
• Atualizado
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul trocaram tiros de advertência, no oeste da fronteira marítima, nesta segunda-feira (24). Segundo informado pela rede estatal de Seul, os militares dispararam contra um navio mercante norte-coreano que cruzou a Linha de Limite Norte. Cerca de 90 minutos depois, Pyongyang respondeu com o lançamento de 10 projéteis.
“Mais uma vez pedimos à Coreia do Norte que cesse imediatamente provocações e acusações consistentes que prejudicam a paz e a estabilidade da península coreana, bem como a comunidade internacional”, disse o Estado-Maior Conjunto de Seul (JCS).
A Coreia do Norte não reconhece a Linha de Limite Norte e, por isso, muitos dos navios acabam ultrapassando a fronteira com a Coreia do Sul. Desta vez, no entanto, o cenário é composto por uma tensão maior, uma vez que Pyongyang continua realizando testes balísticos sem precedentes e ameaçando implementar defesas nucleares.
Nas últimas semanas, a Coreia do Norte realizou bombardeios provocativos de artilharia perto da fronteira marítima inter-coreana. Os disparos foram feitos em resposta aos exercícios militares da Coreia do Sul, em parceria com os Estados Unidos, que são feitos anualmente para aumentar a capacidade de resposta de defesa do país.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO