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Contorno Viário da Grande Florianópolis: uma nova realidade para o morador local e para o desenvolvimento de Santa Catarina

O novo trecho de rodovia entregue pela Arteris Litoral Sul está transformando a realidade de quem trafega diariamente pela região da capital de Santa Catarina.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Contorno Viário da Grande Florianópolis: uma nova realidade para o morador local e para o desenvolvimento de Santa Catarina | Foto: Arteris/Divulgação.
Contorno Viário da Grande Florianópolis: uma nova realidade para o morador local e para o desenvolvimento de Santa Catarina | Foto: Arteris/Divulgação.

A rotina de trabalho do representante comercial Antônio Anselmo está diferente. Ele mora na Serra. Por conta de seu trabalho percorrendo estradas de Santa Catarina, as viagens para a capital de SC são frequentes. Desde a inauguração do Contorno Viário de Florianópolis, ele já precisou vir para Florianópolis pelo menos uma vez. “A gente percebe que o trânsito na BR-282 ainda é muito complicado e perigoso. Mas cruzando essa etapa, e percorrendo a BR-101 Contorno, a diferença é muito perceptível”, comenta Anselmo. “Chegar até a capital pela BR-101 está melhor, diminuiu o fluxo de movimento e filas, principalmente a presença e a disputa com os transportes pesados. Aumentou a sensação de segurança no trecho”, complementa.

O Contorno Viário representa mudança, transformação e desenvolvimento. É uma alavanca para a evolução da economia catarinense. Além de contribuir nesse aspecto, traz mais qualidade de vida aos moradores da Grande Florianópolis que usam a BR-101 diariamente. Com o desvio de veículos pesados para o novo trecho de rodovia entregue pela Arteris Litoral Sul, as pessoas estão passando menos tempo nas filas e congestionamentos, refletindo diretamente na qualidade de vida do cidadão local.

Obra impressiona pela estrutura e investimentos

São 50 km de pista dupla e seis acessos, o Contorno Viário inclui quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes. A obra era considerada a maior rodovia em andamento no Brasil. Concluída, os investimentos chegaram a R$ 3,9 bilhões, movimentando 19 milhões de m³ de terra e mais de 1 milhão de m³ de solo e rocha escavados. Uma obra que exigiu uma equipe técnica com alto conhecimento técnico.

“Foram anos de planejamento e construção, buscamos os engenheiros e técnicos mais qualificados do país. É, sem dúvidas, uma das rodovias mais modernas do Brasil. Os equipamentos instalados ao longo de todo trajeto permitem um monitoramento integral e constante de quem passa pela rodovia. Isso possibilita que a concessionária possa planejar e estruturar um crescimento organizado”, afirma o diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass. “São tecnologias já implementadas em grandes rodovias do Brasil, como a Régis Bittencourt, a BR-116 que corta boa parte do país. Temos em Santa Catarina o que há de mais moderno e eficiente”, complementa.

Foto: Arteris/Divulgação

Os benefícios da entrega vão além dos estruturais e do desenvolvimento da economia, os impactos positivos já foram sentidos. A empresária Silvana Carvalho é usuária constante da BR-282 e da BR-101. De Lages, ela semanalmente se desloca até Joinville para tratativas com fornecedores. “Não tem comparação ao que era antes. A economia do tempo de viagem até Biguaçu, depois do acesso ao Anel Viário é gritante. Ir até Joinville, além da incógnita por conta do tempo de viagem, era também estressante. A BR-282 continua sendo um ponto crítico. Mas a vida de quem precisa ir para região Norte pela nova rodovia é outra”, destaca Silvana.

Melhoria na Mobilidade e Impactos Regionais

O Contorno Viário da Grande Florianópolis está em operação, aliviando o tráfego na BR-101, reduzindo congestionamentos e aprimorando a mobilidade urbana e a segurança viária na região metropolitana. Com a entrega, espera-se um impulso significativo no desenvolvimento econômico local.

Traçado e Adaptações: obra sustentável e dentro de normas ambientais

Durante a sua construção, traçado original sofreu diversas alterações, especialmente na região de Palhoça, devido à necessidade de inclusão de túneis e ajustes para contornar áreas habitacionais. A obra, que começou em 2014, enfrentou desafios até alcançar a conclusão total, mas hoje o que antes era sonho, já é realidade.

Desde o início, a obtenção das licenças ambientais foi prioridade. Com planos de compensação, a concessionária reflorestou 166 hectares e implantou 25 passagens de fauna para proteger a biodiversidade. O programa ambiental resgatou mais de 1.400 animais e preservou 244 mil espécimes da flora ao longo da construção.

Contorno Viário: O sonho agora é realidade

Inaugurado no início desse mês, o Contorno Viário de Florianópolis já está cumprindo sua promessa de melhorar a mobilidade urbana na região, aliviando o trânsito na BR-101 e contribuindo para a qualidade de vida dos moradores. Fatos que foram comprovados em conversa com motoristas que já estão usufruindo do novo trecho.

Somente 13 dias após o início das operações do Contorno de Florianópolis, a Arteris Litoral Sul já registrou bons resultados com muitos usuários utilizando a nova rota. As constatações positivas com a utilização pelos veículos do Contorno ficaram ainda mais evidentes na segunda-feira (12), quando foi possível notar uma expressiva redução de congestionamentos e horas de espera nas filas ao longo da BR-101/SC, mais precisamente no trecho paralelo ao novo traçado. Essa análise foi feita pela concessionária, entre os dias 10 e 22 de agosto, com dados coletados das praças de pedágio de Porto Belo e Palhoça, em ambos os sentidos, além dos controladores de tráfego do Km 190,800 Sul e Km 191,480 Norte.
No mesmo período do levantamento, passaram pelo Contorno Viário de Florianópolis aproximadamente 55.178 veículos, 14,5% do tráfego total do pedágio de Porto Belo, sentido Sul, e 50.746 veículos, sendo 13,4% no sentido Norte. Com isso, concluiu-se que há uma média diária de tráfego de 4.244 veículos no sentido Sul e 3.904 no sentido Norte, totalizando 8.148 veículos bidirecionais.

Dados analisados pela concessionária já mostram também que houve uma redução de 13% no número de acidentes no trecho que corresponde a Grande Florianópolis, comparado aos números antes da inauguração.

Com uma infraestrutura moderna e segura, o projeto, que é um marco para o desenvolvimento econômico, mostra que as primeiras percepções são positivas e as maiores perspectivas daqui para frente unem questões essenciais: tráfego seguro, segurança viária para o motorista, qualidade de vida para o morador nativo e para o turista e permite ainda um planejamento organizado que vai interferir diretamente para que num futuro não distante essa obra contribua para uma Santa Catarina ainda mais forte.

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