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oficialmente inaugurada

Contorno Viário da Grande Florianópolis apresenta primeiros resultados positivos no tráfego

Os congestionamentos diminuíram no trecho entre Palhoça e Biguaçu, e o que foi planejado começa a ser comprovado na prática.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação | Arteris
Foto: Divulgação | Arteris

Inaugurado oficialmente na última sexta-feira (09), o Contorno Viário de Florianópolis começa a cumprir sua promessa de melhorar a mobilidade urbana na região, aliviando o trânsito na BR-101 e ampliando a qualidade de vida do morador local. E mais que isso, a liberação da rodovia é uma alternativa para o fluxo de cargas pesadas do eixo principal da BR-101/SC. Desde a liberação do tráfego, que ocorreu no sábado (10), os congestionamentos diminuíram no trecho entre Palhoça e Biguaçu, e o que foi planejado pela concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pela administração do trecho, começa a ser comprovado na prática.

Uma amostra analisada pela concessionária evidencia que entre 10/08 e 14/08 foram registrados também 25% menos acidentes entre o km 177 ao km 219 da BR-101/SC, comparado ao mesmo período na semana anterior (03/08 a 07/08).

Com uma infraestrutura moderna e segura, o projeto que é um marco para o desenvolvimento econômico da região, vai impulsionar o crescimento e o desenvolvimento do estado. Nesta entrevista, você confere os primeiros resultados obtidos após a liberação da nova rodovia, os impactos positivos já observados nos primeiros dias de operação, além das perspectivas com relação ao tráfego e segurança viária quanto ao futuro.

Relembre os grandes números do Contorno Viário da Grande Florianópolis, a maior obra de infraestrutura do país

O Contorno Viário Florianópolis, era a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil. A entrega da rodovia impressiona com seus números expressivos. Ao longo de toda a extensão da nova rodovia, foram construídos 68.000 m² de tabuleiros de Obras de Artes Especiais, movidos 18 milhões de m³ de terra, instalados 3 milhões de metros de geodreno, utilizadas 667 vigas pré-moldadas, 188 mil m³ de concreto, 50.000 metros de fundações cravadas e 470 toneladas de concreto asfáltico. Além disso, os túneis envolvem a escavação de mais de 1 milhão de m³ de solo e rocha, com 90 mil m² de pavimento rígido executado.

Esses números impressionantes são equivalentes a mais de 1 milhão de viagens de caminhões transportando materiais. A área de pavimentação da futura rodovia corresponde à construção de 183 campos de futebol, enquanto as áreas das obras de arte especiais equivalem a 11 campos de futebol. As perfurações de geodreno e fundações, se colocadas em linha reta, alcançariam a distância de Florianópolis até o estado do Amapá. Toda essa infraestrutura teve um investimento de R$ 3,9 bilhões.

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