Conheça serras catarinenses para visitar no frio
Encantando aqueles que gostam de se aventurar e admirar paisagens naturais, as estradas íngremes e cercadas por vegetação são mais visitadas no inverno
• Atualizado
Em Santa Catarina há belezas para explorar em todas as estações do ano. Nas estações mais frias, moradores e turistas optam por ficar longe das praias e costumam procurar as serras catarinenses para aventuras e passeios em família. Encantando aqueles que gostam de se aventurar e admirar paisagens naturais, as estradas íngremes e cercadas por vegetação são mais visitadas no inverno, período em que o Estado registra uma das temperaturas mais baixas do país.
Deve-se lembrar, que nos dias de chuvas os trechos ficam escorregadios e recomenda-se que os turistas mantenham-se longe a fim de evitar acidentes.
Serra do Rio do Rastro
Um dos mais famosos cartões postais do Estado, a estrada liga os municípios de Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, e destaca-se pelo caminho íngreme, com curvas, montanhas e paisagens verdes ao longo de todo o percurso. O mirante, localizado no topo, a 1460 metros de altitude, possibilita a vista ampla de diversos ângulos da estrada e é destino dos turistas para fotografar a Serra. Há também cafeterias e lojinhas, de onde é possível levar lembranças do momento para casa.
Serra do Corvo Branco
Denominada Serra do Corvo Branco em referência as àves de pelagem branca que sobrevoam o local, o trecho da rodovia SC-370 está localizado entre Urubici e Grão Pará. A estrada estreita, cercada de vegetação encanta os turistas e permite registros divertidos entre as montanhas. Para àqueles que desejam visualizar a serra de diferentes ângulos, no Altos Corvo Branco, em Urubici, há cinco mirantes que permitem a vista. O local não abre em dias de chuva, e a visitação custa R$50, funcionando das 8h30 às 17h.
No momento, o trecho está bloqueado e passa pela última etapa de obras, após estragos causados por chuvas intensas. A liberação para os turistas está prevista para agosto.
Serra Dona Francisca
A estrada localizada em Joinville é cercada por casas no estilo colonial, restaurantes com gastronomia alemã, e vegetações. Para os que procuram turismo de aventura, a Trilha do Castelo dos Bugres, é um ótimo destino dentro da Serra, e está localizada há cerca de 4 km do Mirante. Com cachoeiras em seu entorno, que também podem ser visitadas, o caminho é íngreme, e recomenda-se que vá acompanhado, evite os dias de chuva, e principalmente contribua na preservação da área.
O Castelo – ponto turístico da trilha – é formado por rochas sobrepostas, e possuí lendas que atraem visitantes. Uma das crenças diz que em algum ponto secreto existe uma entrada para o centro da Terra. Outra história fala sobre um indígena, que nas noites de lua cheia, cavalga pelo local com uma lança em chamas.
***com Supervisão de Vitória Haskell
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO