Bem-Viver
templates/template-single-article-texto
block/single-columnist/block-header

Lucca Koch

Comunicólogo e relações públicas com especialização em produção de conteúdo de moda, branding pessoal e marketing de influência.

block/article/header
Bem-Viver Compartilhar
Cuidados com a pele

Conheça os principais cuidados para sua pele no inverno

A coluna conversou com a médica Carol Berger para descobrir os cuidados que precisamos ter com a saúde da nossa pele nas baixas temperaturas

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Conheça os principais cuidados para sua pele no inverno
Foto: Divulgação

PELE DE PÊSSEGO:

Aqui no nosso estado, em Santa Catarina, o frio já vem dando as caras. Alguns amam outros odeiam essa época do ano. Mas a única certeza que teremos durante essa temporada são os cuidados que nossa pele merece, já que intensificamos os banhos mais quentes e nossa pele, com a queda nas temperaturas, acaba produzindo menos sebo e suor e ficando mais ressecada e sensível.

Na coluna de hoje vamos falar sobre esse assunto com a médica Carol Berger, que é cirurgiã geral, pós-graduada em Dermatologia, Cosmiatria e Laser e especialista em procedimentos faciais.

Durante nosso papo, Carol nos traz como um dos alertas “evitar banhos muito quentes e sempre usar sabonetes faciais com porcentagem hidratante e de toque suave, além disso, nos ajuda com algumas dicas de como iniciar agora mesmo uma rotina de cuidados com a pele.

Quais são os cuidados importantes para a estação, dependendo do tipo de pele?

Pessoas de pele mista e oleosa que fazem uso de rotina de skincare com produtos específicos para isso podem sofrer ressecamento excessivo pois as características da pele mudam. As esfoliações devem ser mais espaçadas, os produtos devem ser readequados para as características da pele nessa época do ano. Sabonetes faciais com formulações para pele acneica e oleosa devem ser usados com cuidados, e a formulação dos ácidos modificados em potência e ou substância. As pessoas que já tem pele seca e sensível, ou com dermatites e rosácea devem redobrar os cuidados e usar cremes a base de substâncias emolientes e umectantes (hidratantes) de alta potência, além de oclusivos, que vão diminuir as perdas de água através da pele, mantendo o efeito hidratante contido nos cremes.

Para quem tem a pele com a famosa rosácea, existem cuidados fundamentais durante essa época do ano?

Muita hidratação com cremes específicos para rosácea e formulações de alta potência hidratante. Evitar expor o rosto diretamente ao frio e ao vento. Importante lembrar que devido ao componente vascular da rosácea não é somente o frio que deve ser evitado, banhos muito quentes podem exacerbar a vermelhidão e sensibilidade da pele também. É uma excelente época para fazer os tratamentos com luz pulsada, altamente eficaz para a rosácea.

Alguns ácidos que são utilizados pelos pacientes com rosácea no verão para controle da vasodilatação e hiperemia (vermelhidão) devem ser utilizados com parcimônia.

Quais os cuidados durante o banho?

Evitar banhos muito quentes, usar sabonetes faciais com porcentagem hidratante e de toque suave. Ressalto que soluções e sabonetes esfoliantes devem ser prescritos apenas pelo dermato por ter grande poder abrasivo e potencial de ressecamento na pele. Sabonetes com ácidos (glicólico e salicílico por exemplo) devem ser espaçados ou descontinuados conforme o tipo de pele.

Como hidratar a pele?

Geralmente as formulações de cremes comercializados no mercado já incluem compostos emolientes (amaciam a pele), umectantes (umedecem- hidratam) e oclusivos (ocluem os poros evitando a perda de hidratação). O ideal é escolher cremes e séruns que contenham esses três compostos em uma única fórmula, para potencializar os resultados. Cremes altamente hidratantes podem conter uréia e ácido hialurônico. Os oclusivos, especialmente importantes em peles sensíveis, ressecadas e com dermatites, podem conter lanolina e vaselina/ parafina.

O inverno é uma excelente temporada para estimular o desenvolvimento de novas células, quais são os tratamentos mais indicados e quais cuidados devemos ter durante o uso?

O inverno é especialmente interessante para os tratamentos com lasers ablativos que são capazes de remover células mortas e induzir a produção de colágeno. A luz intensa pulsada pode ser usada para as manchas acumuladas ao longo de muitos verões (melanose solar), pelo envelhecimento (melanose senil), alem de auxiliar nas olheiras escuras. Os peelings químicos com ácidos retinóico, glicólico e salicílico, usado para manchas de várias naturezas e melasma, também são bem-vindos.

Além disso, a melhor época de preparar o corpo para o verão é no inverno! Os bioestimuladores de colágeno demoram em média 90 dias para terem seu melhor efeito percebido na pele, então fazê-los no inverno garante uma pele mais firme e viçosa no verão. Celulites e flacidez, também podem ser tratadas com menos risco de manchas secundárias aos tratamentos corporais.

Poderia nos dar dicas de como iniciar uma rotina de cuidados com a pele?

O cuidado mínimo com o rosto envolve 4 produtos fundamentais: sabonete facial adequado para seu tipo de pele e para a estação do ano, hidratação, vitamina C (clareador e antioxidante) e protetor solar. O protetor solar se usa o ano todo, o dia todo, em todo lugar. Além de evitar os cânceres de pele, evita o fotoenvelhecimento provocado pela radiação solar e manchas, que podem ser causadas inclusive pelas luzes dos computadores, celulares e iluminação ambiente. Lembrando que a melhor rotina de skincare para você, sempre vai ser prescrita pelo seu dermatologista.

RADAR:

  • A primeira loja da SEPHORA em Santa Catarina será no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú.
  • O ator Romulo Estrela e Nilma Quariguasi, sua esposa, estrelam a campanha de dia dos namorados da DEMOCRATA.
  • O projeto MINDSE7, da C&A, acaba de lançar uma collab em parceria com a DoD Alfaiataria. A coleção traz uma reinterpretação da tradicional alfaiataria.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais