Conheça nove rotas para andar de bicicleta por Florianópolis
Andar de bicicleta, além de ser uma excelente maneira de explorar a cidade, é um hábito saudável que pode trazer inúmeros benefícios
• Atualizado
Andar de bicicleta, além de ser uma excelente maneira de explorar a cidade e ficar em contato com a natureza, é um hábito saudável que pode trazer inúmeros benefícios. Além de diminuir a gordura, ajuda a estimular a definição dos músculos e, por tal razão, é uma atividade que pode ser praticada por quase todas as pessoas.
Dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) apontam que apesar da pandemia, o ano de 2020 trouxe bons resultados para o mercado de bicicletas, com média de 50% de aumento nas vendas em comparação ao ano anterior. Segundo disse à Agência Brasil o diretor executivo da Aliança Bike, Daniel Guth, a forma de lidar com a pandemia acabou por favorecer o uso da bicicleta. “Como as pessoas precisavam manter a atividade física e queriam evitar as aglomerações, a bicicleta acabou se tornando um dos elementos importantes para viabilizar nossa vida. Por isso, ela ganhou tanto destaque no mundo inteiro”.
A Lucimara Maria Aggio D’ Aquila, de 51 anos, moradora de Florianópolis, é triatleta amadora e há sete anos descobriu na bicicleta uma paixão e motivação pessoal. “Quando criança, minha mãe incentivava as brincadeiras com bicicleta, mas com o passar do tempo elas mudaram muito e eu não fazia a menor ideia de como mudar as marchas ou até mesmo a questão dos tipos de quadro. Foi depois dos 44 anos de idade, indignada com a falta de conhecimento, que pedi para um conhecido me ensinar como isso funcionava”, conta.
A triatleta levou a sério a missão e desde 2015 os treinos de bicicleta fazem parte da rotina. “Quando não estou treinando para competir, passeio pela Capital, explorando caminhos, praias e lugares. Quanto estou treinando para competir, uso a cidade e suas elevações para auxiliar nos treinos específicos, além de, é claro, estar inserida em um cenário exuberante”, diz Lucimara.
Vai de pedal? Três dicas para quem quer começar na modalidade:
Está pensando em começar, mas não sabe como? A triatleta Lucimara Maria Aggio D’Aquila separou três dicas essenciais para quem quer começar a pedalar. Confira:
- Vá com alguém! Tente ter pelo menos uma parceria;
2. Segurança em primeiro lugar: possuir equipamentos e estratégias de segurança como lanternas, farol, capacete, luvas, camara… além disso, hidrate-se bem, leve sempre uma garrafa de água, tente usar roupas coloridas e com refletores;
3. Sempre antes de sair lembre de checar o material e os pneus.
Ciclofaixas: conheça cinco rotas para andar de bicicleta por Florianópolis
Todos os trajetos abaixo podem ser considerados de dificuldade média/média baixa, por não possuírem grandes alterações de inclinação.
- Praia do Campeche – Saco dos Limões (pelo aterro da Via Expressa Sul): 12,06Km
2. Aeroporto (novo terminal) – Saco dos Limões (pelo aterro da Via Expressa Sul): 13,40Km
3. Fulvio Aducci – Itacorubi (pela Beiramar Norte): 13Km
4. Fulvio Aducci – UFSC (pela Beiramar Norte): 11,40Km
5. Fulvio Aducci – Córrego Grande (pela Beiramar Norte): 14Km
Ciclotrilhas: veja quatro rotas para entrar em contato com a natureza
Um cadastro completo das trilhas de Mountain Bike de Florianópolis é mantido no Trailforks. Confira quatro indicações de rota:
- Trilhas do Maciço
2. Trilhas do Colinas
3. Trilhas do João Paulo
4. Trilhas do Travessão
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO