Conheça a planta que auxilia na saúde digestiva e é ótima para perda de peso
Especialistas a recomendam para o emagrecimento saudável
• Atualizado
Uma planta é considerada um verdadeiro milagre para aqueles que estão em busca da saúde digestiva e perda de peso. O psyllium é uma planta herbácea que contém sementes ricas em fibras solúveis em água. Ela ajuda com a sensação de saciedade e, por isso, é uma ótima aliada no emagrecimento. Além disso, ela melhora a digestão e contribui para a saúde e bem-estar. As informações são do site Tudo Gostoso.
Conheça a planta que auxilia na saúde digestiva e é ótima para perda de peso
Ainda de acordo com o portal, as sementes de psyllium são ricas em mucilagens, substâncias que absorvem até oito vezes o volume em água, sendo que elas constituem de 20 a 30% das cascas.
O psyllium ainda é muito utilizado para problemas digestivos como gases, constipação, inchaço e diarreia.
Benefícios
Essa planta funciona como uma espécie de laxante natural, mas não se assuste, ela somente age na recuperação do conforto digestivo. Agindo principalmente:
- Na redução da absorção de colesterol;
- Regulação dos níveis de açúcar no sangue;
- Alívio da dor causada por doenças inflamatórias crônicas do intestino, como a síndrome do intestino irritável.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o farelo de semente de psyllium é reconhecido como um “suplemento dietético no controle da hipercolesterolemia”, responsável por reduzir o risco cardiovascular e diminuir o aumento dos níveis de açúcar no sangue após as refeições.
Emagrecimento saudável
Conforme o portal Tudo Gostoso, o psyllium tem propriedades emagrecedoras pois quando incha, graças à sua mucilagem, ele forma um gel que faz com que a pessoa se sinta saciada. Se tomado com água antes de uma refeição, o revestimento da semente preenche o estômago.
Por isso, é um ótimo aliado na perda de peso.
Como consumir o psyllium
O Psyllium pode ser encontrado em pó, semente ou cápsula e, segundo o Ministério da Saúde, pode-se tomar de 3 a 30 g entre 1 e 3 vezes ao dia, de acordo com o site Uol. Sendo que os especialistas orientam ingerir as sementes com uma quantidade de água igual ou superior a 300 ml para garantir a hidratação correta das fezes, evitando a obstrução do intestino, já que se tratam de fibras. Os efeitos após o consumo do psyllium duram de 24 a 48 horas.
Mas atenção: a planta é contraindicada em casos de estenose intestinal ou do esôfago ou qualquer outro problema que afete o diâmetro ou a motilidade do intestino. Em caso de dúvida consulte um médico antes de ingerir.
*Com informações do Tudo Gostoso.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO