Cotidiano Compartilhar
QUE MEDO!

Conheça a Pelznickelplatz, a festa catarinense do “Papai Noel do Mato”

Evento celebra herança europeia com personagens natalinos, gastronomia típica e programação cultural diversificada

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Reprodução/Christiane Pinheiro/SCC SBT.
Foto: Reprodução/Christiane Pinheiro/SCC SBT.

Aqueles que foram “bons meninos’ ao longo de 2024, não terão motivos para temer o Pelznickel ou “Papai Noel do Mato”, na tradicional Pelznickelplatz, que ocorre na cidade de Guabiruba. Conhecida como a capital catarinense dessa figura um tanto quanto assustadora, a cidade acolheu moradores e turistas para uma imersão nas tradições natalinas trazidas pelos imigrantes europeus em 1860. A festa iniciou em 6 de dezembro e segue até o dia 15, na rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes.

O evento, que se estende por dois finais de semana, oferece uma experiência única ao público: desde o presépio vivo e as Christkindls que distribuem doces até os temidos Pelznickels, que surpreendem e arrancam risadas. No primeiro dia, o tradicional Desfile de São Nicolau marcou o início das comemorações.

Personagens que encantam

Entre os destaques da Pelznickelplatz está a Casa do Pelznickel, onde visitantes de todas as idades podem interagir com figuras emblemáticas como São Nicolau, o Sackmann (homem do saco), Oma e Opa, além dos temidos Pelznickels. Para muitos, como o pequeno Miguel, de 8 anos, a experiência é tão marcante que inspira sonhos: “Quando crescer, quero ser Pelznickel!”, afirmou ele, ansioso para entrar na casa mais famosa da cidade.

O Pelznickel

O Pelznickel é uma figura tradicional de origem alemã que faz parte das celebrações natalinas. O nome vem de duas palavras alemãs: Pelz (peles) e Nickel (diminutivo de Nicolau, uma referência a São Nicolau). Essa figura, que também é chamada de “Papai Noel do Mato”, tem uma aparência curiosa e até assustadora, usando roupas feitas de peles e carregando uma vara, um saco ou sinos.

O Pelznickel é muito mais do que um personagem natalino: ele simboliza a preservação da cultura e une a comunidade local em torno de suas tradições.

Tradição e modernidade lado a lado

Além de manter viva a tradição, a Pelznickelplatz traz inovações como o chope exclusivo do Pelznickel e uma programação musical rica que inclui bandas locais, corais e o Grupo Terno de Reis Camelos de Belém. “Este é o Natal mais tradicional do Brasil, feito com muito carinho para receber a todos”, destacou Vandrigo Kohler, presidente da Sociedade do Pelznickel.

A Pelznickelplatz ocorre na rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes, em Guabiruba. Os ingressos custam R$ 10 e crianças até 12 anos não pagam.

Veja a programação:

Sexta-feira, 13 de dezembro

19h abertura
19h Grupo Musicoterapia Gute Freunde
20h Silvano Baron
22h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
23h Encerramento

Sábado, 14 de dezembro

19h abertura
19h Dupla Fran e Davi
22h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
23h Encerramento

Domingo, 15

17h Orquestra
18h30 Alex
20h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
21h Encerramento

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.