Congresso de Educação da Capital chega a 13ª edição
O Congresso de Educação Básica 2024, de Florianópolis, acontece nos dias 1º e 2º de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Ufsc
• Atualizado
O Congresso de Educação Básica 2024 (Coeb), promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, será realizado nos dias 1º e 2º de fevereiro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Esta é a 13ª edição do congresso, que este ano, traz o tema “Educação, sujeitos e identidades: linguagens e multiplicidades”.
Haverá a participação de educadores da rede municipal de ensino e estudiosos renomados na área, como o professor doutor Juares da Silva Thiesen, líder do grupo de pesquisa Itinera, da Ufsc, e do Grupo de Estudos em Educação Integral de Santa Catarina. Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, ele fará a conferência de abertura do XIII COEB, com o tema “Currículo e formação de sujeitos para um mundo pluricultural”.
Ainda no primeiro dia, a professora doutora Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin (Ufsc) abordará o tema “Crianças, jovens e adultos na Educação Básica: indicativos para as práticas e políticas públicas”. No dia seguinte, a abertura do evento será com a professora doutora Maria Aparecida Lapa de Aguiar (Ufsc), que trará a temática “Alfabetização: questões históricas e apontamentos contemporâneos em perspectiva discursiva”.
A conferência de encerramento do XIII Coeb será ministrada pela professora doutora Sílvia Ester Orrú, da Universidade de Brasília (UnB), que enfocará “A diferença como valor humano na sociedade: processos dialógicos, inovadores e inclusivos para uma educação democrática na escola e uma sociedade justa e transformadora”. Ao longo dos dois dias de evento, ainda haverá relatos de experiências de profissionais da rede municipal de educação de Florianópolis e apresentações culturais.
Conforme a secretária de Educação de Florianópolis, professora Fabricia Luiz Souza,o Coeb deste ano busca destacar as discussões atuais sobre identidades, respeito à diversidade, pluralidade e multiplicidade, conceitos que emergem nas relações interpessoais e educativas. “É um encontro que marca o início do ano letivo e traz o diálogo teórico-prático por meio de discussões críticas e reflexivas sobre o fazer pedagógico, o ensino, a aprendizagem e, principalmente, sobre os sujeitos do processo no espaço educativo.”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO