Confira dicas para ter um bom desempenho no segundo dia do Enem 2024
A prova será neste domingo (10)
• Atualizado
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado neste domingo (10). A prova contará com questões sobre ciências da natureza e matemática, com duração de 5 horas.
No primeiro dia foi aplicado a prova de linguagens e ciências humanas, com duração de 5 horas e 30 minutos. Ao todo, são 90 questões, sendo 45 em cada dia.
O gabarito do Enem será divulgado no dia 20 de novembro e o resultado final sai em 13 de janeiro de 2025.
Leia Mais
Veja algumas dicas para garantir o bom desempenho na hora da prova:
- Cuide da alimentação: para o dia da prova, abasteça o corpo com uma alimentação leve e balanceada. Insira no cardápio frutas, legumes e verduras. É importante também manter o corpo hidratado com água.
- Esteja bem informado: acompanhar o noticiário é uma das estratégias que os estudantes usam para estar por dentro do que anda acontecendo no Brasil e no mundo. Ainda mais por se tratar de um dia de prova de redação, estar bem informado pode ajudar a desenvolver o texto dissertativo pedido.
- Sono em dia: mesmo com aquele sentimento de ansiedade que bate momentos antes da prova, estar com corpo e mente descansados pode ajudar um quando o candidato precisa desenvolver o raciocínio.
- Trajeto: programe-se com antecedência para chegar ao local da prova com tranquilidade. Verifique o caminho, calcule o tempo de deslocamento. Ações simples como esta são capazes de evitar atrasos.
- Documentos: também com antecedência, separe os documentos que precisam ser apresentados na hora da prova. Portanto, tenha em mãos RG ou documento oficial com foto e cartão de confirmação de inscrição.
- Outros materiais: para realizar a prova, é necessário levar uma caneta esferográfica preta, com corpo transparente. Água e outros alimentos, como barrinhas de cereal e salgadinhos, também são permitidos. No caso de lanches levados de casa, a embalagem deve ser transparente.
Para que serve o Enem?
O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu.
Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Ao todo, 4,3 milhões de estudantes realizarão o Enem em 2024. Entre os candidatos, 841.546 são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos. Outros 1,8 milhão, por sua vez, já concluíram o Ensino Médio. As mulheres são maioria entre os inscritos, equivalente a 60,59% do total.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO