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Confira 6 dicas para aproveitar a Black Friday com segurança

Veja como prevenir alguns dos tipos mais comuns de golpes aplicados durante esse evento de descontos e ofertas

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

No próximo dia 25 inicia a Black Friday 2022 em todo o Brasil, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas. Para que o consumidor tenha alguns cuidados ao aproveitar as promoções, o Procon de Tubarão apontou algumas dicas e recomendações para a data. 

Segundo o Procon, antes de o consumidor adquirir o produto, é importante realizar uma pesquisa de preços e verificar as condições que a loja oferece, como taxas de juros, número de parcelas e o custo efetivo total da operação.

O consumidor também deve monitorar os preços antes da data. Na semana da Black Friday algumas empresas aumentam o valor do produto e criam um desconto que, na verdade, não é real. O consumidor acaba por levar um produto acreditando que houve desconto, mas, na realidade, está pagando o valor real praticado antes da promoção.

Confira as dicas:

  • Preços na vitrine

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

  • Trocas em lojas físicas

 Antes de adquirir o produto em loja física, o consumidor deve questionar a política de trocas da Loja, pois as lojas não são obrigadas a efetuar as substituições se o produto não apresentou defeito/vício de funcionamento, caso a loja troque, guarde bem o comprovante de pagamento do produto e Nota Fiscal do mesmo.

  • Também existe a garantia contratual que é estipulada pelo fornecedor

Se o produto apresentar defeito, o prazo de reparo é de 30 dias. Não havendo o reparo dentro do prazo, o consumidor tem direito a um produto novo, a devolução do valor pago ou o abatimento proporcional no preço.

  • Garantia

 Todo produto possui garantia, mesmo sendo um produto usado. A garantia legal é de 90 dias para bens duráveis e 30 dias para bens não duráveis.

  • Compras online

Alguns bancos encaminharam algumas orientações que devem ser observadas:

– Priorize os meios de pagamento digitais para as compras online – como o cartão virtual temporário, que expira em 48 horas, e as carteiras digitais.

– Desabilite temporariamente o uso de seu cartão de crédito físico em compras online (utilizando apenas o cartão virtual).

– Caso o pagamento seja via boleto ou transferências como TED ou PIX, importante conferir se o nome do destinatário e o valor correspondem aos da compra realizada. Para boletos, é importante também checar informações como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e valor da compra.

-Atente-se aos links: desconfie de mensagens de remetentes desconhecidos e nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados ao receber mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp.

– Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, verifique na barra do navegador se o endereço que aparece no site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.


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