Companhia responsável pelo abastecimento de água em Joinville deve ressarcir moradores
Erros na conta de água geram valores errados nos últimos 17 anos
• Atualizado
Moradores de Joinville vão receber um ressarcimento da companhia responsável pelo abastecimento de água e esgoto do município, por conta de uma inclusão de valor adicional indevida nas contas de água. O reajuste da tarifa ocorreu no ano de 2006, somando mais de 17 anos de custos adicionais.
A decisão de ressarcir os moradores partiu do juízo da 1ª Vara da Fazenda pública, que definiu uma devolutiva aos usuários do sistema 8,86% dos valores cobrados nos últimos 17 anos.
Leia Mais
Em defesa, a companhia alegou que o aumento de 12% foi aprovado pelo município, já que houve incremento no custo dos insumos e porque era necessário o custeio de obras pontuais. Também foi alegado que os valores recolhidos foram revertidos em investimentos a favor da população, e que não houve ilicitude no aumento acrescido. Porém, de acordo com o laudo pericial privado, os fundamentos dados para o reajuste não se sustentam em fatos.
Reconhecida a irregularidade, ficou definido que deve ocorrer a restituição dos valores com os devidos acréscimos. Caso o titular da unidade consumidora seja o mesmo que constava cadastrado na data do reajuste da tarifa, a devolução deverá ocorrer mediante abatimento nas faturas do próprio serviço. Em relação aos demais usuários, a deflagração de cumprimento de sentença deverá dar-se por requerimento do próprio interessado perante a companhia.
Para ter acesso a mais informações, clique aqui.
Leia mais:
- Quatro cidades de SC estão no ranking com metro quadrado mais caro do Brasil
- Veja quem é a vítima encontrada afogada na praia dos Ingleses
- Justiça autoriza novamente o naturismo na Praia do Pinho, em Balneário Camboriú
- Enamed 2025 reprova mais de 100 cursos de medicina e MEC anuncia punições
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO



