Como agir se encostou em uma água-viva; Bombeiros dão dicas
Para saber se há risco de ter água-viva na praia, preste atenção à bandeira lilás nos postos de salva-vidas, que indicam a presença do animal
• Atualizado
Com as altas temperaturas deste verão, poucas coisas são tão refrescantes quanto um delicioso banho de mar. Saiba como tirar o melhor proveito, mesmo que encontre alguma água-viva.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o primeiro passo para tomar um banho de mar seguro e longe de qualquer água-viva é ficar atento às bandeiras. As de cor lilás são afixadas nos postos somente em casos da ocorrência de águas-vivas naquela região. “Lembrando que elas não substituirão as bandeiras já usadas diariamente, que indicam as condições do mar”, ressalta a nota divulgada.
Ao identificar uma bandeira lilás na praia, os banhistas devem tomar duas precauções: ter atenção ao entrar no mar e evitar andar descalços na areia da praia.
Se tiver contato com água-viva, a recomendação é não esfregar ou coçar o local, tampouco utilizar água doce para lavar. Os bombeiros indicam higienizar a área com vinagre. O ideal é procurar um posto de guarda-vidas, pois no local as equipes disponibilizam vinagre e também podem avaliar a situação e identificar casos mais graves em que, eventualmente, pode ser necessário fazer encaminhamento ao hospital.
Para saber se a praia em que você e sua família desejam passar o dia está livre deágua-viva, basta acessar o aplicativo CBMSC Cidadão. Através da plataforma é possível saber, previamente, se a praia escolhida para o lazer apresenta boas condições marítimas e se há incidência de águas-vivas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO