Começa nesta segunda-feira, em Içara, a Semana da Transparência Pública
Programação inclui ações educativas nas escolas, palestras, e capacitações para servidores municipais
• Atualizado
Começou nesta segunda-feira (13), a 1ª Semana Municipal da Transparência Pública de Içara. O evento acontece após a Prefeitura de Içara ser declarada a mais transparente de Santa Catarina, ao final de 2023, pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
Na abertura da semana, a diretora-geral do Sistema de Controle Interno da Administração Municipal, Rosângela Teixeira, ministrou uma palestra na Escola Ângelo Zanellato sobre a importância da transparência pública. “Desde cedo, os nossos jovens precisam entender que os governos precisam prestar contas para a população, já que é o povo quem financia a gestão pública”, conta.
Todas as informações referentes às ações e gastos do Governo de Içara estão disponíveis no Portal da Transparência. “Qualquer pessoa pode acessar. Recentemente, reformulamos o nosso site para darmos ainda mais visibilidade ao assunto, deixando as informações mais fáceis de serem encontradas. Tudo isso foi levado em conta pela Atricon, que nos deu o selo Diamante em transparência, o mais elevado”, pontua o diretor de Comunicação do Governo de Içara, Charles Cargnin.
Programação da Semana da Transparência Pública
A programação continua na tarde desta terça-feira (14), com uma palestra no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti. Às 13h30min, o promotor de Justiça da 11ª Promotoria da Comarca de Criciúma, Marcelo Francisco da Silva, subirá ao palco para falar sobre os desafios e mecanismos para a ampliação da participação cidadã no processo de fiscalização do poder público.
Depois, às 14h30min, será a vez de a advogada Pamela de Sá abordar as compatibilidades da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Por fim, entre quarta-feira (15), e sexta-feira (17), os servidores municipais passarão por um curso de capacitação sobre a Nova Lei de Licitações.
“Essa é a espinha dorsal de uma governança eficaz e responsável. Ela não apenas fortalece a confiança dos cidadãos nas instituições governamentais, como também promove a prestação de contas e a participação cívica ativa. A transparência engrandece a democracia”, salienta a prefeita Dalvania Cardoso.
Leia mais:
- Capão Alto recebe segunda audiência pública do projeto MPEduc
- Bebê de 11 meses tem parte do corpo queimado por água quente em SC
- Rede municipal de Chapecó abrirá período para rematrículas
- Cidade gaúcha se firma como capital nacional da lavanda
- Prefeito eleito de Rio do Sul acelera reforma do colegiado de Jorginho Mello
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO