Comcap inicia Operação Verão neste final de semana
Além da coleta domiciliar de resíduos, a Comcap torna diária a limpeza da orla nos principais balneários.
• Atualizado
Com frota renovada e 207 contratados temporariamente, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, inicia a Operação Verão 2020/2021 neste final de semana. A coleta de lixo (convencional) e a limpeza de orla se tornam praticamente diárias em 22 balneários. A coleta seletiva será mantida uma vez por semana, mas voltará a atender todas as ruas e servidões que permitam acesso ao caminhão compactador.
A Comcap dispõe de 98 veículos operacionais de grande porte, são 64 caminhões compactadores, sendo que metade deles tem menos de cinco anos de uso. Nesta temporada, aponta o presidente Lucas Arruda, será mantida a logística noturna que reduz em 30% o tempo de coleta nas praias. Os roteiros feitos de madrugada diminuem o esforço dos garis e motoristas e reduzem o impacto sobre a mobilidade urbana. “Será um verão diferente, cheio de incertezas, mas a Comcap está adaptada e preparada para dar pronta resposta às demandas da cidade”, aponta Lucas Arruda.
Coleta
A diretora de Operações, Nilda de Oliveira, informa que, além da coleta domiciliar de resíduos que nos meses de verão chega a aumentar mais de 40% em relação à baixa temporada, a Comcap torna diária a limpeza da orla nos principais balneários. Neste verão, em que a frequência à praia está sujeita à legislação sanitária, o veranista deve colaborar ainda mais, observa ela.
As embalagens dos produtos consumidos na orla, por exemplo, devem ser levada de volta para casa para encaminhar à coleta seletiva. “Para quem se preocupa com a sobrevivência da espécie humana no planeta, não faz o menor sentido deixar garrafas e latinhas na faixa de areia, correndo o risco de ser levado pela maré”, afirma Nilda de Oliveira.
Para recompor o quadro de pessoal, afetado pelas medidas de proteção aos mais vulneráveis à Covid-19, o presidente informa que a Comcap realizou seleção pública e contratou 207 empregados temporários. São 24 motoristas, 114 garis de coleta e 69 garis de limpeza pública.
Limpeza da orla
Durante o verão, aponta o gerente do Departamento de Limpeza Pública, Roberto Ventura, a Comcap torna diária a manutenção de 45 quilômetros de orla nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. A limpeza mobilizará diariamente 164 pessoas, 13 veículos como quadriciclos e caminhonetes, com previsão de uso de até 215 mil sacos de lixo durante a temporada.
Coleta de resíduos no feriado de Natal
A coleta domiciliar de resíduos será mantida praticamente normal esta semana, com exceção da noite de véspera. Ao Natal, segue-se a Operação Verão com coleta seis vezes por semana, durante a madrugada, nos principais balneários.
23 de dezembro, quarta
Coleta convencional e seletiva normais
24 de dezembro, quinta
- Coleta convencional normal de manhã e à tarde antecipada para 12h
- Coleta seletiva normal pela manhã e à tarde
- Não tem coleta convencional nem seletiva noturnas
25 de dezembro, sexta
- Coleta especial pela manhã nas principais praias e nas lixeiras comunitárias do Maciço do Morro da Cruz
- Coleta convencional e seletiva normais à noite
- Seletiva no Jurerê Internacional e Daniela passará da tarde para noite. Campeche deve contar com Ecoponto Morro das Pedras ou reservar no domicílio
26 de dezembro, sábado
- Coleta convencional e seletiva normais
27 de dezembro, domingo
- Coleta convencional e seletiva normais
- Na madrugada de 28 (segunda-feira), começa Operação Verão com coleta seis vezes por semana.
Modelo testado e aprovado
No verão 2019/2020, a frota da Comcap circulou 12,5% mais que na temporada anterior. Foram 649 mil quilômetros contra 570 mil, mas o tempo gasto nesse percurso aumentou apenas 4%. A nova logística, com coleta na madrugada nos balneários de maior fluxo, permitiu que a coleta fosse muito mais rápida, com ganhos de produtividade e conforto para os empregados e redução de custos públicos.
De acordo com o gerente do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos, José Vilson de Souza, a experiência do verão foi tão bem sucedida que roteiros de coleta ficaram fixos à noite durante todo ano. Caso de Canasvieiras, Canajurê e Ingleses (Gaivotas). Assim, as regiões de maior movimento no Norte da Ilha são atendidas à noite, com melhores condições de trabalho aos garis e motoristas.
Agora, na temporada, os roteiros nos principais balneários passam do início da noite para a madrugada.
Resultados Operação Verão 2019/20
COLETA CONVENCIONAL (REJEITO) – dezembro a fevereiro
- 2018/2019 48.193 toneladas
- 2019/2020 48.667 toneladas
- Aumento de 0,98% (no mês de janeiro, a geração foi até 2,76% menor em relação ao mesmo período do ano passado).
COLETA SELETIVA (RECICLÁVEIS SECOS) – (dezembro a fevereiro)
- 2018/2019 3.112 toneladas
- 2019/2020 3.778 toneladas
- Aumento de 21,40% (no mês de fevereiro aumento chegou a 26,44% em relação ao mesmo período do ano anterior)
VARIAÇÃO SAZONAL – (movimentação total de resíduos)
- Janeiro 23.661 toneladas
- Junho 16.259 toneladas
- Variação de 44% entre os meses de alta e baixa temporada.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CATARINA, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO