Colisão entre sonda e asteroide pode causar primeira chuva de meteoros provocada pelo homem
Cientistas descobriram que detritos de colisão podem causar um espetáculo no céu
• Atualizado
Cientistas da Itália e Espanha descobriram que fragmentos de uma colisão entre uma sonda e o asteroide Dimorphos podem causar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem. Conforme informações divulgadas pela Superinteressante, a colisão ocorreu em 2022 e foi provocada propositalmente pela Nasa. O intuito era descobrir se é possível desviar a rota de um asteroide em caso de ameaça contra a Terra.
Colisão entre sonda e asteroide pode causar primeira chuva de meteoros provocada pelo homem
O estudo foi disponibilizado na plataforma arXiv e aceito na revista The Planetary Science Journal.
Os cientistas analisaram os dados dos detritos em um supercomputador da Nasa e lá puderam fazer simulações com os fragmentos. Eles descobriram que as partes possuem entre 30 micrômetros a 10 cm e vão atingir a Terra, a Lua e Marte.
A missão que parece até enredo de filme, foi bem-sucedida, mas provovou uma série de fragmentos provenientes da colisão. Esses detritos não são prejudiciais à Terra devido ao seu tamanho diminuto. Aliás, quem deve se preocupar são os nossos vizinhos marcianos, já que algumas rochas maiores estão em rota de colisão contra Marte. Para a alegria do terráqueo, os destroços que estão à caminho da Terra devem causar apenas uma chuva de meteoros.
No entanto vamos ter que esperar para ver o fenômeno, isso porque ele está previsto para ocorrer somente daqui uns 30 anos.
*Com informações da Superinteressante.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO