Cinco horas após apagão, autoridades ainda não sabem o que causou queda de energia
Em Santa Catarina, 472 mil unidades chegaram a ficar sem luz
• Atualizado
O apagão que afetou 25 estados e o Distrito Federal começou às 8h31 desta terça-feira (15) e ainda persiste no Norte e Nordeste. Até começo da tarde, autoridades não sabem explicar o que provocou a interrupção no fornecimento de energia no país. “As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, diz o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em nota.
Nas regiões Norte e Nordeste, a recomposição de energia chegou a 55% e 81%, respectivamente, às 12h25, de acordo com o ONS. Conforme o órgão, todas as capitais do Nordeste já tiveram o abastecimento de energia restabelecido.
Leia Mais
No Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o problema foi normalizado. A interrupção do fornecimento só não afetou Roraima, que não é conectado ao Sistema Interligado Nacional (SNI).
Em SC quase 500 mil unidades ficaram sem luz
Em Santa Catarina, 472 mil unidades chegaram a ficar sem luz às 09h20. A equipe do SCC10 entrou em contato com a Celesc, que informou por nota que o problema não foi causado na unidade da companhia, mas sim em uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional, que interrompeu a energia.
Este sistema é nacional e é para proteção, mantendo o equilíbrio entre geração e consumo de energia no território brasileiro. Ainda segundo a Celesc, não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC. Só na região de Itajaí, 148.938 unidades ficaram sem luz no horário mencionado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO