Cientista engana seguidores afirmando que fatia de chouriço se tratava de uma estrela
De acordo com as postagens seguintes do pesquisador, a intenção era estimular os usuários a terem cuidado e desconfiar de informações
• Atualizado
Um cientista francês renomado se desculpou publicamente no twitter após compartilhar a imagem de uma fatia de chouriço afirmando que se tratava da estrela mais próxima do Sol. Segundo ele, a foto havia sido capturada pelo telescópio James Webb. “Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia.”, comenta Étienne Klein em seu perfil.
O post foi realizado em 31 de julho, e de acordo com as postagens seguintes do pesquisador da Comissão de Energia Atómica e Energias Alternativas (CEA), a intenção era estimular os usuários a terem cuidado e desconfiar de informações, mesmo que sejam divulgadas por autoridades. “Aprendamos a ter cuidado com os argumentos da autoridade tanto quanto com a eloquência espontânea de certas imagens”, justifica o cientista na publicação.
Após a atenção que a publicação recebeu e aos comentários dos seguidores, o francês esclareceu do que realmente se tratava. Alguns usuários desvendaram facilmente que a imagem compartilhada não era a de uma estrela, outros, comentaram sobre conspirações: “Pare de mentir para nós! É uma fatia de chouriço! Eu amo conspiração…” comentou um usuário.
Um indivíduo compartilhou outra imagem com uma fatia de chouriço, e a legendou: “A primeira foto de um exoplaneta em órbita em torno desta estrela! Fascinante! O planeta rosa!”
Veja a publicação e o comentário:
O cientista voltou a se pronunciar dizendo que ” de acordo com a cosmologia contemporânea, nenhum objeto pertencente à charcutaria espanhola existe em qualquer lugar, exceto na Terra.
***Estagiária com supervisão de Vitória Farinha
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO