Cotidiano Compartilhar
educação catarinense

Cidades de SC se destacam com maior taxa de alfabetização do país; veja quais são

Os dados são do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Imagem ilustrativa | Foto: Marco Favero/SECOM.
Imagem ilustrativa | Foto: Marco Favero/SECOM.

Balneário Camboriú e Blumenau, ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente, entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes com a menor taxa de analfabetismo do país. Os dados são do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana.

Conforme a pesquisa, em Balneário Camboriú 98,81% das pessoas com 15 anos ou mais são alfabetizadas. Já em Blumenau esta taxa é de 98,6%. Sendo que no Brasil, o percentual de alfabetização é de 93%, com mais de 11,4 milhões de pessoas analfabetas.

Na categoria de 100 a 500 mil habitantes, também estão cidades como São Caetano do Sul (SP), Jaraguá do Sul (SC) e Santos (SP).

“Este reconhecimento reflete o nosso compromisso contínuo com o planejamento e investimentos sólidos na educação básica. Acreditamos que uma educação de qualidade é a base para o desenvolvimento sustentável e social da nossa comunidade. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para proporcionar oportunidades educacionais que assegurem um futuro brilhante para todos os nossos cidadãos”, comenta o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Conforme o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, os números mostram uma melhora em relação ao Censo 2010, quando a taxa de alfabetização na cidade era de 98,3%. “A educação transformou minha vida e é o que muda uma sociedade. Ter baixado ainda mais o índice de analfabetismo em Blumenau apenas nos mostra que estamos no caminho certo e que temos cuidado das pessoas, como é nossa missão no Poder Público”, ressaltou.

Santa Catarina é considerado o estado com a menor taxa de analfabetismo, segundo IBGE

A taxa de analfabetismo em Santa Catarina, para a população com 15 anos ou mais, é de apenas 2,67%, a menor entre todas as unidades federativas do Brasil. Esses números, referentes ao ano de 2022, foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (17). Em todo o país, o índice alcançou 7%, totalizando 11,4 milhões de pessoas analfabetas.

Entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros, São João do Oeste se destaca como a cidade com a menor taxa de analfabetismo do país. Localizado no Extremo Oeste catarinense, o município registrou uma taxa de menos de 1% em 2022, juntamente com Rio Fortuna, no Sul do estado, que apresentou apenas 1,2%.

A Região Sul mantém sua posição de destaque com a maior taxa de alfabetização, que cresceu de 94,9% em 2010 para 96,6% em 2022.

De acordo com o governo de Santa Catarina, o estado registrou uma redução expressiva de 1,7 pontos percentuais em sua taxa de analfabetismo desde o Censo de 2010. Naquela época, 4,1% da população com 15 anos ou mais era considerada analfabeta, totalizando uma diminuição de 37.266 pessoas ao longo dos últimos 12 anos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.