Cidade de SC terá residencial mais alto do mundo com homenagem a Ayrton Senna; VEJA FOTOS
Investimento é de aproximadamente R$ 3 bilhões
• Atualizado
A cidade de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, terá residencial mais alto do mundo com direito a homenagem a Ayrton Senna. O Senna Tower terá mais de 500 metros de altura e um investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões. O lançamento está previsto para o último trimestre de 2024.
Senna Tower: o residencial mais alto do mundo
O projeto que é considerado inédito no mercado imobiliário é desenvolvido pela FG Empreendimentos em co-branding com a Marca Senna, criada pelo próprio Ayrton Senna. Conforme a FG, o empreendimento será um supertall, categoria dos edifícios acima de 300 metros de altura. O Senna Tower, além das áreas residenciais e privativas, terá locais de entretenimento, lazer, gastronomia abertos ao público e espaço imersivo sobre Ayrton Senna.
O conceito do Senna Tower é assinado pela artista plástica e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha do piloto.
“Toda grande história começa com uma jornada. Uma jornada de descoberta, crescimento e transformação. O Senna Tower é uma obra de arte de proporções monumentais: um símbolo que nos inspira a buscar superar nossas limitações para expressar o que há de grandioso dentro de nós. A torre tem esta forma arquitetônica justamente para simbolizar essa trajetória heroica de superação em direção aos nossos ideais e a manifestação do nosso potencial profundo”, diz Lalalli Senna.
O eixo horizontal representa os aspectos materiais, e o eixo vertical representa os aspectos celestiais e ideais. “O herói é feito de carne e osso, e, portanto, sai do eixo material, mas ele busca qualidades que pertencem ao domínio do ideal, como a força, a destreza, a honra e a verdade. Sai numa jornada em direção ao que está no domínio celeste, a procura de alguma forma refletir esses aspectos não materiais. Ele nunca será perfeito, mas chegará cada vez mais perto desse ideal. Essa é sua saga”, diz a artista, referindo-se à curva que sobe. “Eventualmente perde sua casca mortal e vira luz pura para cumprir sua jornada, o que foi simbolizado no coroamento do Senna Tower. Muitos heróis morrem no final das histórias, mas a morte no caso do herói não é um desaparecimento e, sim, uma transição final em que ele vira uma luz pura que pode continuar inspirando eternamente.”
Mansões suspensas, coberturas de luxo e rooftop
Ao total, serão 228 unidades no empreendimento, contando com 18 mansões suspensas de 420 a 563 m², 204 apartamentos de até 400 m², 4 coberturas duplex de 600 m², 2 mega coberturas triplex de 903 m² e 8 elevadores de ultravelocidade. Haverá ainda 6 pavimentos de lazer privados, distribuídos em vários andares do empreendimento, além de rooftop destinado exclusivamente ao residencial, totalizando mais de 6 mil m² de área de lazer.
Cidade de SC terá residencial mais alto do mundo com homenagem a Airton Senna; VEJA FOTOS
Marco global na construção
“Mais do que avançar em conhecimento, inovação construtiva e tecnologia, estamos estabelecendo um marco global na construção, exigindo uma preparação meticulosa de todas as engrenagens, desde a concepção dos conceitos junto com a Marca Senna, passando pelas soluções técnicas em discussões e viagens ao redor de todo planeta, até o planejamento logístico minucioso para uma execução com excelência da obra. Para isso, estamos envolvendo os maiores nomes da arquitetura e engenharia mundial, garantindo soluções de excelência, numa estrutura com mais de 500 metros de altura, que será o residencial mais alto do mundo”, Jean Graciola, cofundador e presidente da FG Empreendimentos.
Conforme a FG, o Senna Tower já recebeu a aprovação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), a Licença de Implantação Ambiental (LAI) e a aprovação na prefeitura municipal de Balneário Camboriú.
O Senna Tower será o primeiro edifício da América Latina a implementar o Tuned Mass Damper (TMD), que cumpre a função de auxiliar na estabilização para mitigar o efeito dos ventos. Contando com alta expertise de engenharia, que permitirá a chegada ao Brasil dessa solução, o TMD é hoje uma das mais avançadas e refinadas para edifícios altos e esbeltos no mundo.
Atualmente o empreendimento será o primeiro residencial supertall do mundo a receber o selo LEED Platinum, sigla para Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Design Ambiental e de Energia), o maior nível de classificação de construções sustentáveis do mundo.
A FG Empreendimentos é a responsável pela realização do projeto, com a incorporação e construção do Senna Tower. A marca Senna e Lalalli Senna apresentam o conceito criativo da torre e design de interiores. O empreendimento será construído com investimentos da FG em parceria com a Família Hang.
*Com informações da FG Empreendimentos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO