Prefeito decreta emergência após adutora romper em São Bento
Fornecimento de água foi afetado em diversos bairros do município
• Atualizado
São Bento do Sul decretou situação de emergência após o rompimento da adutora principal de abastecimento de água. O incidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (13), durante a execução de uma obra no local.
De acordo prefeitura, o rompimento causou danos à tubulação principal e comprometeu o fornecimento de água em todos os bairros, afetando residências, unidades de saúde, estabelecimentos de ensino, serviços públicos essenciais e atividades econômicas.
Com o decreto, todos os órgãos da administração municipal estão mobilizados, sob coordenação da Defesa Civil e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
Os trabalhos técnicos para reparo da adutora e restabelecimento do abastecimento foram iniciados após o rompimento. O decreto também autoriza contratações emergenciais, conforme a legislação vigente.
O Samae poderá adotar regime especial de operação do sistema, inclusive com rodízio e priorização de unidades essenciais, além da convocação de voluntários e, se necessário, campanhas para arrecadação, transporte e distribuição de água potável.
O município informou que adotará medidas administrativas e legais cabíveis para apuração dos fatos e responsabilização.
Uso da água
Durante o período emergencial, está proibido o uso irracional de água, como lavação de veículos e calçadas, enchimento de piscinas e outras atividades não essenciais. O descumprimento poderá resultar em multa de até 100 Unidade Fiscal Municipal (UFM).
Os órgãos seguem trabalhando para reparar a adutora e normalizar o abastecimento o mais breve possível.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO