Cotidiano Compartilhar
Previsão

Ciclone extratropical intenso e de grande dimensão causa impactos em SC; entenda

Um ciclone deve impactar no tempo e causar ondas de até 3 metros em Santa Catarina

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Foto: NOAA / MetSul
Foto: NOAA / MetSul

O Sul do Brasil deve sofrer influência de um ciclone extratropical intenso e de grande dimensão que causa impactos em Santa Catarina ao deixar o mar agitado. Segundo o MetSul, o fenômeno atua desde segunda-feira (4) em alto-mar, no Atlântico Sul, na parte Leste da Argentina. Com ele, uma frente fria que avança pela região Sul, trazendo muitas nuvens e chuva, que está associada ao ciclone. O fenômeno se formou nas proximidades das Ilhas Malvinas.

O ciclone consegue impulsionar ar mais frio de latitudes altas para as latitudes médias, segundo o MetSul. O ciclone deve deixar o mar agitado nos litorais do Sul e do Sudeste do Brasil.

Mar agitado na costa de Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina (DC emitiu um boletim de atenção marítima entre essa terça-feira (05) e a quarta-feira (06). O mar fica agitado e HÁ risco de ressaca entre a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, que provoca a virada e a intensificação de vento de direção sul sudeste.

Segundo o órgão, essa condição deixa o mar muito agitado no Litoral Sul, com alturas entre 2,5 m e 3,0 m, e agitado na Grande Florianópolis, com alturas entre 2,0 m e 2,5 m. No Litoral Norte o mar fica pouco agitado, com ondas variando entre 1,5 m a 2,0 m.

Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) / Reprodução

O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa para ocorrências associadas à agitação marítima, como erosão costeira e perigo para atividades de pesca e esportes náuticos.

O que é um ciclone extratropical?

Ciclones extratropicais são fenômenos comuns no Atlântico Sul, sendo normal observar mais de um sistema atuando entre a América do Sul e o continente africano.

Massa de ar frio atinge o Rio Grande do Sul

Uma massa de ar frio vinda do Atlântico Sul derrubou as temperaturas no Rio Grande do Sul na segunda (4), segundo o MetSul.

As máximas ficaram abaixo de 25ºC em grande parte do estado, inclusive em áreas com tempo aberto e ensolarado. Na Serra, as temperaturas no meio da tarde ficaram entre 15ºC e 17ºC, bem abaixo da média para o início de março.

Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.