Ciclone bomba no Sul do país: tudo o que você precisa saber sobre o fenômeno em formação
Veja o que esperar para os próximos dias
• Atualizado
Um ciclone bomba está em formação próximo ao Sul do Brasil, alertou a Defesa Civil de Santa Catarina nesta sexta-feira (8). Segundo o órgão, o fenômeno deve ocorrer na próxima terça-feira (12). No entanto, a previsão não aponta para riscos relacionados a esse sistema, já que ele se formará a centenas de quilômetros de distância, em alto mar.
Em contrapartida, a Defesa Civil informou que uma frente fria, com passagem rápida, pode causar temporais isolados, rajadas de vento e eventual queda de granizo no estado catarinense.
“É importante destacar que ciclones são comuns na região, mas os impactos dependem da posição e intensidade. Eles podem variar desde tempestades fortes e ventos intensos até chuvas mais brandas e ventos moderados”, destacou o órgão.
O que é um ciclone bomba?
Uma das categorias de ciclones é o “ciclone bomba”, que ocorre quando há uma queda brusca da pressão atmosférica num período de 24 horas.
Contudo, a formação prevista para terça-feira está distante do continente e, embora existam algumas incertezas, as probabilidades de se tornar um ciclone bomba são baixas. Assim, não há expectativa de riscos significativos para Santa Catarina.
O que diz o Climatempo:
Segundo a Climatempo, o fenômeno está se formando no Oceano Atlântico e possivelmente se aproximará da região. Os meteorologistas alertam para chuvas intensas e rajadas de vento significativas na próxima terça-feira (12). A intensidade dos ventos, entretanto, ainda não foi divulgada.
“Esse fenômeno ocorre quando há uma queda rápida da pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico, uma condição conhecida como ciclogênese explosiva”, explica a Climatempo na publicação. A baixa pressão atmosférica causa rajadas de ventos e pode provocar, também, tempestades.
Para receber a classificação “bomba”, o ciclone deve ter uma queda de pressão atmosférica de 24 milibares ou mais em 24 horas. “Esse processo acontece principalmente em regiões de alta latitude, onde massas de ar muito frias encontram massas de ar mais quentes, criando um forte gradiente de pressão que intensifica o ciclone rapidamente“.
A empresa de meteorologia explica que as condições do ciclone estão sendo acompanhadas de perto e que sistemas meteorológicos podem sofrer variações durante seu desenvolvimento. Ou seja, ainda não é possível afirmar com certeza que o ciclone bomba de fato ocorrerá.
Previsão do tempo para os próximos dias
Conforme a Defesa Civil, após dias de tempo instável em Santa Catarina, o fim de semana deve ser marcado por tempo firme na maior parte do estado, condição que já predomina nesta sexta-feira (8). Apesar da chuva afastada, o vento sul permanece atuando na faixa costeira, deixando o mar agitado até a tarde do sábado (9).
O fim de semana deve ser marcado por temperaturas amenas no amanhecer, principalmente no sábado (9), quando as mínimas ficam em torno de 7°C na Serra, 12°C no Grande Oeste e em torno de 15 a 17°C no litoral e Planalto Norte. No Grande Oeste o sol predomina, tanto no sábado (09), quanto no domingo (10), com máximas na casa dos 27 aos 30°C, podendo chegar aos 34°C no Extremo Oeste e Oeste.
Por outro lado, na metade leste do estado a nebulosidade se faz presente, principalmente no sábado (9), quando há possibilidade de chuva fraca e isolada entre a porção central e o norte do estado. Nestas áreas as temperaturas sobem menos em comparação ao restante do estado e não passam dos 25°C no litoral e Planalto Sul, enquanto variam entre 25 e 27°C entre o Alto Vale e o Planalto Norte.
No início da próxima semana o tempo firme e o calor continuam predominando, mas a tendência é que a chuva e os temporais retornem na terça-feira (12), com a aproximação de uma frente fria.
*Com informações da Defesa Civil e do Climatempo.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO