Chuva forte e frente fria deixam Sul do Brasil em alerta neste fim de semana
A chuva forte que começou já nesta sexta-feira (17), deve afetar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná
• Atualizado
A chuva e o frio não devem dar trégua para a população do Sul do Brasil neste fim de semana. É o que alerta a previsão do tempo do Climatempo que aponta uma nova frete fria avançando sobre a região. A chuva forte que começou já nesta sexta-feira (17), deve afetar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
Conforme a previsão, a chuva mais volumosa deve ocorrer sobre o norte gaúcho, incluindo a serra gaúcha, no oeste e sul de Santa Catarina.
Além disso, o frio deve permanecer no RS e em SC.
Frente fria traz temporais com chuva intensa e risco de alagamentos para SC
Entre a noite da sexta-feira (17) e a madrugada do domingo (19), a passagem de uma frente fria provoca chuvas em toda Santa Catarina. Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa em todas as regiões, dando início nas áreas de divisa com o RS, avançando em direção às demais áreas do estado ao longo do período.
De acordo com a Defesa Civil, com a passagem da frente fria o risco é ALTO nas áreas em laranja, MODERADO nas áreas em amarelo e BAIXO nas áreas em verde do mapa para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.
Confira regiões mais afetadas pela passagem da frente fria:
São esperados acumulados entre 75 e 100mm nas áreas em laranja, entre 50 e 70mm nas áreas em amarelo e entre 20 e 40mm nas áreas em verde do mapa, em todas áreas podem ocorrer pontuais acima destes valores.
Alerta para Alto e Médio Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina
Segundo os meteorologistas Piter Scheuer e Roberto Coutinho, do Climaterra, o volume de chuva deve ser maior nas regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina. “Tem uma previsão de volume de chuva, de 100/150mm de chuva, que pode precipitar entre hoje (sexta) e amanhã (sábado). Pode estar proporcionando alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, queda de barreira ou alguma enchente relâmpago em rios de pequeno a médio porte”, explica Piter.
Recomendações para a população:
Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO