Chuva de meteoros é vista em SC; fenômeno teve mais de 300 corpos celestes
Fenômeno acontecerá até dia 12 de maio e o auge aconteceu na madrugada da última quinta- feira (5)
• Atualizado
A primeira grande chuva de meteoros do ano foi registrada por moradores de Santa Catarina. Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, que colabora com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, mais de 300 corpos celestes foram vistos e, desses, cerca de 120 são originados de fragmentos do cometa Halley.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Nas imagens, cada pontinho que aparece se movendo no céu é um meteoro que se incendeia ao entrar na atmosfera terrestre. A grande maioria se desintegra antes mesmo de tocar no chão. O vídeo foi feito na cidade de Monte Castelo, no norte de Santa Catarina, e registrou o auge do fenômeno, na madrugada da última quinta-feira (5).
Apesar do espetáculo no céu, o evento astronômico é considerado comum e faz parte do cronograma que prevê duas chuvas anuais.
Esta chuva de meteoros vai durar até o dia 12 de maio e pode ser observada em todo país, basta manter os olhos atentos ao horizonte, mais precisamente em direção ao leste, por volta das 3 horas da madrugada, não havendo necessidade de nenhum equipamento especial.
Quem perder a data não vai precisar esperar pela próxima chuva de meteoros, prevista para outubro, pois, antes disso, no final de maio, especialistas aguardam o que promete ser um evento extraordinário: a maior chuva de meteoros registrada nos últimos 20 anos.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO