Chapecó realiza ação de combate à dengue após confirmações de casos no município
O caso mais recente é de um jovem de 19 anos
• Atualizado
Após a confirmação do quarto caso de dengue em Chapecó, a Secretaria de Saúde do município, realizou uma ação integrada e pontual de combate ao mosquito Aedes aegypti, no bairro Saic, com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença.
Agentes de Combate a Endemias realizaram 167 visitas de bloqueio de transmissão com eliminação de depósitos e tratamento focal com larvicidas. 16 caixas de água foram inspecionadas, sendo que 11 necessitaram de tratamento. Uma equipe retirou de terrenos baldios, resíduos como sacas de lixo, restos de móveis e pneus.
Enfermeiras da Vigilância Ambiental e Epidemiológica realizaram uma reunião de equipe com os profissionais da Unidade Básica do Saic a fim de orientar sobre o atendimento e a suspeição dos casos e do manejo adequado dos pacientes. Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, na capacitação, o grupo orientou as Agentes Comunitárias de Saúde a reforçarem quanto aos cuidados e ao uso de repelente.
O caso mais recente é de um jovem de 19 anos.
Sinais e sintomas da Dengue:
Febre alta (39 a 40°C)
Dor de cabeça
Fraqueza
Dores no corpo e nas articulações
Dor retro orbitária / olhos
Manchas pelo corpo (presentes em 50% dos casos)
Perda do apetite
Náuseas e vômitos
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO