Cotidiano Compartilhar
Corpus Christi

Chapecó prepara celebração de Corpus Christi com os tradicionais tapetes

15h inicia a Santa Missa e, em seguida, a procissão pelos tapetes está marcada para as 16h

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

Tapete confeccionado por uma família da comunidade | Imagem: Catedral de Chapecó/Divulgação
Tapete confeccionado por uma família da comunidade | Imagem: Catedral de Chapecó/Divulgação

O feriado de Corpus Christi é nesta quinta-feira (30) e Chapecó já está nos preparativos para estender os tradicionais tapetes característicos, que marcam a celebração do corpo de Cristo.

Os tapetes são confeccionados todos os anos pelas pastorais da Diocese de Chapecó e contam com marcos da história bíblica por meio de desenhos, feitos pelas mãos que criativas que decoram e rezam na comunidade.

“O Corpus Christi celebra um momento profundo de eucaristia de Cristo. Neste dia, as celebrações são preparadas com muita delicadeza, são montados os altares, os tapetes, pois é o dia que a eucaristia sai da igreja e vai para as ruas”, conta Sidiane Carmen Balestrini Oro, assistente administrativa da Catedral.

São nove pastorais envolvidas na preparação dos tapetes e altares, além de catequisados e catequistas na preparação das celebrações, afirma a Catedral.

“Os tapetes são produzidos com cerragem. Foram pegos aproximadamente 100 bolsas de cerragem, que serão tingidos por uma equipe que vem 06h30min da manhã, na quinta-feira, para começar esse trabalho de tingir em várias cores. Outra equipe vem às 07h para fazer os riscos de um metro de altura nas ruas, para que 08h as equipes cheguem e comecem a fazer os tapetes”, explica Sidiane.

Programação do Corpus Christi

A programação do Corpus Christi em Chapecó inicia às 08h com a confecção dos tapetes realizados pelas pastorais da Catedral, que ficaram expostos durante todo o dia em volta da praça.

Às 15h inicia a Santa Missa e, em seguida, a procissão pelos tapetes, que está marcada para as 16h. No final das celebrações acontece a benção final, regida pelo Bispo Dom Odelir Magri.

Segundo a organização, são estimadas cerca de 1.500 pessoas na celebração e em torno de 500 voluntários para a confecção dos tapetes.

Estagiária com supervisão de Mariana Pedrozo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.