Cotidiano Compartilhar
investimento para população

Chapecó inova com ônibus alongado para ampliar a eficiência no transporte coletivo

“Se der certo, vai ser implantado e substituído aos poucos" afirma o prefeito João Rodrigues

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

Imagem: Prefeitura de Chapecó/Reprodução
Imagem: Prefeitura de Chapecó/Reprodução

A Auto Viação Chapecó apresentou, na última quarta-feira (4), um novo modelo de ônibus alongado para o transporte coletivo da cidade. Com 15 metros de comprimento e capacidade para 100 passageiros, o veículo será testado em linhas específicas como alternativa para aumentar a eficiência e reduzir a quantidade de veículos em circulação.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, afirma que a inovação vem como solução para melhorar o trânsito e beneficiar os usuários. Reforça também que a frota de Chapecó tem no máximo cinco anos, e possui como objetivo manter a tarifa no município uma das menores do Estado.

“Se der certo, vai ser implantado e substituído aos poucos. É menos ônibus circulando, transportando mais pessoas, isso melhora o trânsito e para o usuário”, comentou.

João Scopel, responsável pela Auto Viação Chapecó, destaca que o ônibus é um lançamento nacional, sendo um dos poucos modelos do tipo no Brasil.

“Chapecó comprou um para experimentar. Se der certo, a frota vai diminuir, pois um ônibus transporta a mesma quantidade de pessoas que dois dos veículos tradicionais”, explica.

Chapecó inova com ônibus alongado para ampliar a eficiência
Imagem: Prefeitura de Chapecó/Reprodução

Características do novo ônibus

O veículo se diferencia pelos três eixos e suspensão a ar, além de inovações como câmera de ré e tela que informa a velocidade em tempo real para os passageiros. Com tecnologia de ponta, conta com sistemas de segurança como controle de estabilidade, assistência de partida em rampas e freios ABS com distribuição de frenagem.

O modelo será utilizado em linhas de percursos com poucas curvas fechadas, como a 7/Trevo (Pátio Shopping e BR-282), 2/Tomazelli (Efapi e frigoríficos), 27/Ecofrigo (saída para Seara) e 23/Marechal Bormann (Distrito Industrial).

Modernização da frota

A introdução do ônibus alongado faz parte de um investimento de R$ 18,1 milhões para renovar a frota com 26 novos veículos, reduzindo a idade média dos coletivos de 3,9 para 2,3 anos. A média mensal de viagens na cidade é de 25,8 mil, com mais de 1,3 milhão de passageiros transportados.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.