CASAN afirma que vai notificar Arteris por rompimento de adutora
Adutora teria rompido durante obras no Contorno Viário
• Atualizado
Após o rompimento de uma importante adutora para a região da Grande Florianópolis, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) informou ao SCC10 nesta quinta-feira (9), que vai registrar um boletim de ocorrência e notificar a concessionária Arteris Litoral Sul.
O rompimento aconteceu na tarde de quarta (8) e afetou o abastecimento de bairros em Biguaçu, São José, Florianópolis e Palhoça. De acordo com o Guarda Municipal, Ricardo Pastrana, o ocorrido foi causado por uma escavadeira de uma empresa que realiza obras no Contorno Viário.
O conserto do equipamento aconteceu nesta madrugada e segundo a Companhia, a rede voltou a operar em plena carga por volta das 4h. O sistema deve ser restabelecido de forma gradual nesta quinta (9). A CASAN segue reforçando a importância da economia de água e divulgou que irá disponibilizar dez caminhões-pipa para atender situações de emergência, com prioridade a hospitais, postos de saúde, creches, escolas, etc.
Veja a nota divulgada pela Arteris Litoral Sul
A Arteris Litoral Sul lamenta o rompimento da adutora da Casan na última quarta-feira, 8 de março. Desde o momento em que o incidente foi identificado, a concessionária não mediu esforços para apoiar a Companhia Catarinense de Água e Saneamento no conserto da adutora.
A concessionária esclarece que o trabalho realizado seguiu um projeto executivo que foi aprovado pela Casan, sendo de conhecimento da Companhia Catarinense de Água e Saneamento todas as atividades executivas desenvolvidas. Desde o início da execução das obras de proteção dessas adutoras, os técnicos da Casan acompanham o trabalho.
A partir de agora, a concessionária conta com a contribuição da Casan para identificação técnica do que pode ter ocasionado o rompimento da adutora.
A Arteris Litoral Sul reforça o seu compromisso com a comunidade da Grande Florianópolis e reitera que todo o trabalho é executado seguindo um planejamento previamente discutido e aprovado com todos os envolvidos.
Leia Mais
Situação semelhante ocorreu em 2022
Em julho de 2022, uma adutora foi rompida durante obras de escavação no Contorno Viário da BR-282. Na época, os municípios de Biguaçu, São José e parte de Florianópolis (Região Continental, Central e Bacia do Itacorubi) ficaram sem água até que a situação fosse normalizada.
De acordo com a CASAN, equipes foram mobilizadas para os trabalhos de conserto ao longo do dia 11 de julho, até a madrugada do dia 12.
Saiba mais:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO