Cartão Turista entra em cena com fim do dinheiro nos ônibus de Florianópolis
Entenda como vai funcionar essa mudança
• Atualizado
Com a saída do pagamento em dinheiro nos ônibus de Florianópolis, a partir de 5 de janeiro de 2026, o Cartão Turista entrará em cena para atender os visitantes neste verão. Entenda como vai funcionar.
A mudança que anula o pagamento em dinheiro nos transportes coletivos da Capital, fora dos terminais de integração, vai ocorrer durante a alta temporada de verão, onde a previsão é que mais de 3 milhões de turistas passem por Florianópolis
Para auxiliar nessa transição, a Prefeitura de Florianópolis, com a ajuda da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, junto ao Consórcio Fênix, começou nesta segunda-feira (22) a ampliação dos pontos de comercialização do Cartão Turista.
Cartão Turista: como vai funcionar?
- Onde comprar?
O Cartão Turista poderá ser adquirido nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), com pagamento somente via PIX:
- Mercado Público
- Rodoviária Rita Maria
- Lagoa do Peri
- Ponte Hercílio Luz
- Jurerê Open Shopping
Nos terminais de integração, o Cartão Turista poderá ser retirado com pagamento em dinheiro, além de poder ser feita a recarga dos cartões:
- TICEN
- TITRI
- TIRIO
- TILAG
- TICAN
- TISAN
- Recarga
A recarga do Cartão Turista poderá ser feita nos terminais, de forma presencial, ou online pelo aplicativo Floripa no Ponto, por meio do PIX.
Na forma online, basta registrar o cartão pelo número serial indicado no verso. O crédito fica disponível em 30 minutos.
- Valor
O Cartão Turista visa tornar a tarifa dos visitantes em Florianópolis mais acessível do que com o pagamento avulso.
- Valor de compra do Cartão Turista: R$ 5,00
- Passagem: R$ 6,75
O cartão não cobra taxa de desbloqueio e permite a integração de viagens dentro de 3 horas.
Identidade de Florianópolis
A nova proposta do Cartão Turista traz 20 variações, com fotos de pontos históricos, paisagens naturais, levando a identidade de Florianópolis. Além de servir como uma utilidade pública, o Cartão Turista também poderá ser levado como souvenir.
O Cartão Turista também traz informações no verso, sobre a recarga, modo de usar e indicação para o site floripa.com.
O secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne, falou sobre a nova mudança do Cartão Turista:
“Através dessas estratégias buscamos estimular a adoção do cartão como ferramenta estratégica nos itinerários. A modalidade já existia, mas nem todos acabavam se informando sobre, deixavam de usar porque a venda era mais localizada. Por isso mudar, trazer para novos pontos de circulação” explicou.
O novo cartão poderá ser encontrado no setor hoteleiro, aumentando a descentralização do método, como disse Hahne:
“Em outros lugares do mundo dinâmicas semelhantes já funcionam. Em Buenos Aires, por exemplo, estabelecimentos em diferentes pontos da cidade estão aptos a comercializar o cartão local que dá acesso ao metrô e ônibus metropolitanos. Em Florianópolis, em que os fluxos de turistas são bastante dispersos pela nossa diversidade de pontos de interesse e características de ocupação territorial, vemos nessa nova proposta a chance de disseminar melhor o uso do cartão concebido para os visitantes, principalmente diante do fim da cobrança em dinheiro embarcado”, comentou.
Leia Mais
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO