‘Carreta Digital’ oferece cursos de tecnologia gratuitos a estudantes em Florianópolis
As aulas começam no dia 10 de janeiro
• Atualizado
Chega à Florianópolis uma oportunidade para jovens em situação de vulnerabilidade social. Graças à parceria entre o Governo de Santa Catarina, o Sapiens Parque e a Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação (RBCIP), o projeto Carreta Digital vai capacitar mil estudantes catarinenses em cinco cursos gratuitos na área de tecnologia.
Leia Mais
A carreta itinerante, equipada com tecnologia de ponta, está estacionada no Sapiens Parque, em Canasvieiras, e já recebe as inscrições dos alunos desde segunda-feira, dia 6 de janeiro.
Os cursos disponíveis incluem robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Gamer), manutenção de celulares, programação em Python e desenvolvimento de jogos. As aulas começam no dia 10 de janeiro.
Educação que transforma
O projeto Carreta Digital tem como objetivo promover a inclusão social e a capacitação profissional em tecnologia. Desde o início, em 2024, a iniciativa já percorreu o Distrito Federal e o Mato Grosso do Sul e pretende formar 15 mil jovens em cinco estados e no Distrito Federal até o final de 2026.
Segundo o professor Marcelo Fiche, idealizador do projeto, é uma oportunidade de preencher o tempo ocioso dos jovens nas férias escolares com atividades enriquecedoras que aliam tecnologia e educação.
“Os cursos ajudam a desenvolver competências importantes como lógica, matemática e física, além de oferecer habilidades práticas que podem abrir portas para o mercado de trabalho. É uma chance de iniciar uma profissão e transformar o futuro desses jovens e de suas famílias”, destaca o idealizador.
Inscrições abertas
As inscrições para o projeto Carreta Digital no Verão já estão abertas e podem ser feitas pelo formulário online da RBCIP.
O projeto reforça o compromisso do Governo de Santa Catarina e do Sapiens Parque com a inclusão, a inovação e o futuro das próximas gerações.
Parceria que impacta
O presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira, também enfatiza o impacto positivo do projeto para a educação e o mercado de trabalho em Santa Catarina:
“Com essa iniciativa, ampliamos o acesso dos jovens à tecnologia e ao conhecimento prático. Estamos formando futuros profissionais que, além de apoiarem suas famílias, poderão impulsionar a transformação digital no estado”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO