Câmeras escondidas: entenda como encontrar um equipamento disfarçado
Veja as dicas para não ter suas imagens íntimas vazadas
• Atualizado
Após um casal encontrar uma câmera escondida na cama de um resort em Porto de Galinhas, em Pernambuco, surge a preocupação para que a intimidade não seja vazada por imagens gravadas ilegalmente. No caso do resort, a suspeita é que quem tenha plantado a câmera escondida vendia as imagens para sites de pornografia, conforme o SBT News. A plataforma de hospedagem Airbnb, divulgou que um em cada 10 hóspedes já descobriu uma câmera escondida em cômodos como quarto e até mesmo em banheiros.
Como identificar uma câmera escondida
Procure no ambiente: uma das dicas para encontrar uma câmera escondida e fazer uma busca física. Veja se não há um objeto suspeito. Confira as luzes e lâmpadas em locais escondidos. Com a lanterna do celular, ilumina os cantos escuros e frestas para observar se há algo similar a lente de uma câmera. Veja com atenção os espelhos, principalmente os posicionados na frente de camas.
Seu smartphone pode ajudar: aponte a câmera do celular e verifique se não encontra o reflexo da lente de uma câmera escondida. Faça uma busca pelas redes wi-fi no quarto, assim é possível se há alguma câmera com este tipo de sinal. Confira se há interferência no sinal, se a ligação faz barulho estranho em algum ponto do quarto.
Infravermelho pode ser identificado: algumas celulares identificam a luz infravermelha, como a emitida por controle remoto. Aponte o controle, apertando um dos botões, para a câmera do celular, se a tela piscar cores roxa ou branca, pode significar que uma câmera que emite infravermelho está naquele local.
Aplicativo pode ajudar na busca: na loja de aplicativos do seu celular você pode buscar por aplicativos que fazem a busca por câmeras escondidas. Nestes apps, há diversas funções reunidas que auxiliam na identificação de câmeras escondidas.
Crime
A instalação de câmeras escondidas é crime e pode gerar penalidades. A ação pode ser um crime de caráter intencional e libidinoso de sua conduta. A prática é considerada pela Lei 13.772/18 do Código Penal. No artigo 216-B, o anfitrião também pode ser punido com detenção e multa.
Art. 216-B. Produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes: Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.”
- Câmara de Lages homenageia Grupo SCC pelos 85 anos de contribuição
- PF indicia padre por envolvimento em tentativa de golpe contra Lula
- Em reviravolta, TRF-4 tira Curi da disputa na OAB
- ‘Hotel da morte’: conheça o refúgio que só recebe hóspedes que estão prestes a morrer
- Julgamento de Bolsonaro pode ser adiado para 2025; veja os próximos passos
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO