Cadeira de rodas para cães é desenvolvida por aluno da UFSC
O projeto foi inpirado no design de carros esportivos e tem como diferencial a estrutura que permite a movimentação do tórax do animal
• Atualizado
Uma cadeira de rodas para cães portadores de deficiência motora chegou ao mercado com baixo custo e maior conforto para os animais. O projeto foi inspirado no design de carros esportivos e tem como diferencial a estrutura, com barras laterais para a fixação, estabilização da coluna e flexibilidade do material para a esquerda e direita, o que permite a movimentação do tórax do animal.
O projeto foi criado pelo, na época, graduando em Design Gráfico Artur Donadel Balthazar em seu projeto de conclusão de curso. O estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveu a inovação que proporciona adaptação às medidas do animal ainda na etapa do projeto, sem necessidade de grandes ajustes após a fabricação.
A produção do material é feita por impressão 3D e possibilita a adaptação para quatro rodas, e também a personalização com tamanho e cores, de acordo com a singularidade de cada cão.
Segundo o designer, a ideia aflorou durante a pandemia, período que focou em observar e entender as necessidades dos cãezinhos, e observar a falta de mobilidade que as cadeiras convencionais traziam para os animais. Para Artur, a estética também foi um ponto que influenciou na criação, já que os donos costumam ter interesse em vestir e arrumar seus pets.
De acordo com a Secretaria de Inovação (Sinova), o depósito da patente foi realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) em fevereiro de 2022 com o nome “Configuração Aplicada a uma Cadeira de Rodas para Animais Quadrúpedes com Barras Flexíveis para Rotação do Tórax”. Arthur nomeia a criação como ‘Petwheels’.
***Supervisão Vitória Farinha
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO