Brasil é reconhecido como segundo líder em governo digital no mundo
Índice do Banco Mundial considera a transformação digital um dos serviços públicos de 198 países
• Atualizado
O Brasil foi reconhecido em um relatório no Banco Mundial como o segundo país do mundo com mais maturidade em governo digital.
Segundo o documento GovTech Maturity Index 2022, o índice, divulgado na quarta-feira (16) aponta o estado da transformação digital do serviço público em 198 economias globais.
Entre os países avaliados, o Brasil se destacou como a nação que teve o maior avanço, subindo cinco posições em relação ao ranking de 2021 — subindo da sétima posição para a segunda.
A plataforma Gov.br, que possui 140 milhões de usuários, foi o destaque mundial, por ser um lugar-comum que oferece serviços públicos digitais.
No Gov.br é possível acessar as carteiras Digitais de Trânsito e de Trabalho, Abono Salarial, Certificado de Vacinação, Sisu, Enem, Fies e entre outros serviços por meio de um login e senha de acesso.
“O estudo do Banco Mundial é muito importante para entendermos as tendências mundiais em governo digital e para demonstrar o protagonismo mundial que o Brasil assumiu nessa área”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Leonardo Sultani. “Tal reconhecimento é resultado da execução primorosa de uma estratégia bem planejada, materializada na plataforma GOV.BR, que colocou o cidadão no centro da atuação governamental, utilizando-se de tecnologia para garantir o pleno exercício de sua cidadania”, complementa o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz.
Os países lideres em governo digital são Coreia do Sul em primeiro lugar, seguida por Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Estônia, França, Índia, Lituânia, Mongólia e Rússia.
A avaliação do Índice GovTech Maturity Index 2022 do Banco Mundial considerou quatro pontos, entre 48 indicadores-chave, para definir os melhores serviços: Índice de Sistemas Governamentais Centrais, Índice de Prestação de Serviços Públicos, Índice de Engajamento do Cidadão e Índice de Habilitadores GovTech. O Brasil se destacou entre os países com os maiores índices de maturidade.
“A transformação digital é um trabalho invisível, mas é a melhor e mais eficiente ferramenta de transformação econômica e social que qualquer governo pode deixar para os cidadãos. O digital inclui as pessoas na economia, melhora o ambiente de negócios, e consequentemente, aprimora a democracia. E por acreditar que a transformação digital é irreversível, trabalhamos arduamente para elevar o Brasil a uma grande potência digital”, apontou o presidente da estatal Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Gileno Gujão Barreto.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO