Corpo de Bombeiros de SC tem a primeira mulher piloto de avião da Segurança Pública
A tenente é a 1ª mulher a pilotar um avião de uma UAP militar de Santa Catarina, área tipicamente masculina
• Atualizado
A 1ª Tenente Fernanda Corrêa Reck, que atua no Batalhão de Itajaí, é a primeira oficial bombeira militar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) habilitada como piloto de avião multimotor.
Segundo o CBMSC, a Tenente fez curso inicial de piloto privado (PP) particular. E, para pilotar o avião multimotor, ela participou de mais uma qualificação com instrução dos capitães Fábio Fraga e Álvaro Luiz Bilher Júnior, ambos do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).
Por ser uma Unidade Aérea Pública (UAP) operada por aviões multimotores, foi necessário ainda que a 1ª Tenente cumprisse as exigências do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC). Ela afirma que deseja incentivar outras mulheres a ocuparem lugares como esse, que são tipicamente masculinos:
“Hoje estou nessa posição de ser a 1ª mulher a pilotar um avião de uma UAP militar de Santa Catarina, que é uma área tipicamente masculina, porque há muitos anos outras mulheres foram abrindo os caminhos e conquistando espaços para que chegássemos até aqui. Então hoje essa porta está aberta e eu espero incentivar outras mulheres que querem seguir o caminho da aviação, que tenham foco e dedicação para alcançar esse objetivo, pois o caminho pode não ser fácil, mas é gratificante”, exalta a tenente.
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Quem é a piloto Tenente Reck?
Há 10 anos no CBMSC a tenente Reck sabia que a atividade com as aeronaves era algo complexo, porém foi estimulada a se aproximar cada vez mais. Em abril de 2022, ela iniciou o processo de formação.
“Por estar um pouco mais próxima da atividade, fiquei curiosa sobre os aspectos que envolvem a aviação. Após comentar com alguns amigos, fui motivada por eles e por alguns familiares a procurar um voo experimental, acabei saindo de lá matriculada no curso”.
“Com o apoio dos meus comandantes iniciei o voo prático de multimotor no BOA no dia 14 de agosto de 2023, de modo a encerrar o estágio alfa, seguindo o programa de treinamento interno do batalhão. A minha dificuldade principal foi conciliar as idas para Florianópolis, para fazer as horas de voo, com o trabalho e a rotina em outra cidade que não podem parar”, complementa. “Já em relação à aeronave, foi a adaptação à aeronave multimotor, que requer mais ações e mais precisão do que o monomotor da escola em que me formei”.
Sobre o trabalho nos aviões
Embora o BOA tenha iniciado as atividades em 2010 com a utilização de helicópteros, somente em 2014 as operações com os aviões foram iniciadas. À época, era com uso de uma aeronave monomotor, Cessna, modelo 210N. No ano de 2016, foi incorporado mais um Cessna, modelo 206H, nas operações.
Em parceria com o SAMU, a Secretaria de Estado da Saúde e com a SC Transplantes, são realizados transportes aeromédicos, de órgãos, vacinas, equipes de apoio, entre outras demandas.
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