Cotidiano Compartilhar
destaque

Blumenau registra um dos maiores índices de alfabetização infantil de SC

Cidade supera resultados de Santa Catarina e do Brasil

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Marcelo Martins.
Foto: Marcelo Martins.

Blumenau é uma das cidades catarinenses com maior índice de alfabetização infantil, aponta o 1° Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última semana. Conforme a Prefeitura da cidade, o relatório aponta que 63,9% dos estudantes da rede pública municipal de ensino sabem ler e escrever na idade certa, ou seja, ao final do 2º ano do ensino fundamental.

O estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revela que Blumenau apresenta o terceiro melhor resultado entre as cidades catarinenses com 250 mil habitantes ou mais, ficando somente atrás de Joinville (65,9%) e São José (65,4%).

Segundo o levantamento, o índice de Blumenau é superior ao de Santa Catarina (61%) e do Brasil (56%).

“Receber resultados como esse nos deixa sempre muito felizes, mas o que vale mesmo é a certeza de que temos construído uma educação de qualidade, que muda e transforma realidades. Hoje comemoramos os números conquistados, mas com certeza seguiremos investindo e buscando maneiras para melhorar cada vez mais este índice”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt.

Para os próximos anos, o Ministério da Educação estabeleceu metas progressivas de alfabetização. O objetivo é aumentar o índice de crianças alfabetizadas na idade certa para 80% até 2030.

Conforme o Inep, são considerados alfabetizados os estudantes que atingiram pelo menos 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básico (Saeb).

“Ficamos muito felizes com o resultado. A alfabetização é um processo fundamental, que é muito bem trabalhado pelos professores da rede pública municipal. Já superamos a queda registrada na pandemia e vamos seguir trabalhando para aumentar este índice e atingir

Cidades de SC se destacam com maior taxa de alfabetização do país

Balneário Camboriú e Blumenau, ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente, entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes com a menor taxa de analfabetismo do país. Os dados são do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de maio deste ano.

Conforme a pesquisa, em Balneário Camboriú 98,81% das pessoas com 15 anos ou mais são alfabetizadas. Já em Blumenau esta taxa é de 98,6%. Sendo que no Brasil, o percentual de alfabetização é de 93%, com mais de 11,4 milhões de pessoas analfabetas.

Na categoria de 100 a 500 mil habitantes, também estão cidades como São Caetano do Sul (SP), Jaraguá do Sul (SC) e Santos (SP).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.