Cotidiano Compartilhar
homenagem

Blumenau participa de manifestação internacional contra feminicídio nesta sexta

Movimento internacional será realizado a partir das 19h no Parque Ramiro Ruediger

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira (12), Blumenau fará parte de um movimento internacional em memória da cicloviajante venezuelana Julieta Hernández. A artista, de 38 anos, foi vítima de violência sexual e feminicídio brutal na cidade de Presidente Figueiredo (AM), o que gerou grande mobilização a nível mundial. No município catarinense, a bicicletada em protesto é organizada pela sociedade civil, associações e coletivos. A concentração terá início às 19h no Parque Ramiro Ruediger e também homenageará outras vítimas da região.

“Miss Jujuba”

Julieta vivia no Brasil desde 2016, levando arte para comunidades do interior, e estava a caminho de sua terra natal para visitar a família. Seu desaparecimento foi registrado no dia 23/12/23 e seu corpo foi encontrado em cova rasa no dia 05/01/24, próximo à sua bicicleta e pertences. Duas pessoas foram presas pelo crime, elas moravam no local onde Julieta se hospedou naquela noite.

Movimento em Blumenau

A passeata desta sexta-feira sairá pelas ruas de Blumenau a partir das 20h, mas antes haverá um debate sobre a violência contra mulheres e estatísticas sobre estupro e feminicídio na região. Em Blumenau, no ano de 2022 foram registrados 900 pedidos de medida protetiva e em Santa Catarina foram contabilizados 52 feminicídios em 2023.

Números

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 apresentou dados sobre estupro no estado, que passaram de 1.204 ocorrências no primeiro semestre de 2022 para 2.088 ocorrências no mesmo período em 2023. No caso de crianças e adolescentes, são 500 casos de violência sexual todos os meses em Santa Catarina.

“Há poucas semanas acompanhamos um caso de estupro durante o dia no Centro de Blumenau e também o júri do assassino de Jéssica Ballock e seu bebê. Mas são inúmeros casos que nos cercam e revoltam: Elfy Eggert, Bianca Waccholz, Daiane dos Santos da Silva, Bernadete Libardo, Tamara Regina Pereira, Mariana Zaibra da Silva, Marise Mette dos Santos, mãe e filha Inês do Amaral e Franciele Will. Quantos nomes é preciso citar para compreender a importância de falar sobre algo que precisa ser erradicado?” ressalta Anna Coirolo, Coordenadora de Comunicação da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC).

“Vamos integrar o movimento internacional em memória à artista Julieta Hernández com o objetivo também de celebrar seu legado, sua arte e seus contagiantes sorrisos. Mostra como a bicicleta se fez presente na sua trajetória. Julieta e Miss Jujuba estarão sempre presentes” afirma Giovani Siebel, Coordenador Financeiro da ABC.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.