Banco Central expõe dados de 1,5 mil participantes de pesquisa sobre Pix
Informações pessoais foram publicadas acidentalmente; vítimas devem ficar atentas a golpes
• Atualizado
O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (5) que dados de 1,5 mil pessoas que participaram de uma pesquisa sobre o uso do Pix foram expostos por erro operacional. O incidente ocorreu durante a publicação da pesquisa O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento, realizada entre outubro e novembro de 2023. As informações são da Agência Brasil.
Entre as informações vazadas estão nome, endereço, telefone, gênero, etnia, idade, escolaridade, estado civil, nível de renda, vínculo empregatício, e detalhes sobre hábitos de uso de meios de pagamento, incluindo preferências e avaliação sobre o Pix. O BC destacou que dados sensíveis, como senhas ou informações financeiras sigilosas, não foram divulgados.
A falha foi identificada no dia da publicação, em 29 de novembro, e a pesquisa foi retirada do ar e substituída por uma versão corrigida. Apesar disso, o órgão alerta que os dados ficaram expostos por tempo suficiente para que pudessem ser acessados por terceiros, aumentando o risco de golpes.
Alerta de golpes
As pessoas afetadas serão notificadas por carta e orientadas a redobrar a atenção para possíveis tentativas de fraudes, especialmente ligações que mencionem os dados fornecidos na pesquisa. O BC reforça que a exposição não implica que as informações foram necessariamente acessadas, mas que houve vulnerabilidade temporária.
O incidente foi comunicado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, o BC afirma que mantém uma página específica em seu site para registrar ocorrências de segurança e que medidas adicionais foram tomadas para evitar novos casos.
*Com informações da Agência Brasil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO