Balneário Camboriú recebe evento da ONU dedicado à família
Encontro que inicia na quarta-feira (14) deve receber mais de 80 delegações de todo o mundo
• Atualizado
Começou na quarta-feira (14), em Balneário Camboriú, e vai até o dia 16 de junho, a Cúpula Mundial da Família 2023. O evento é realizado pela Organização Mundial da Família, pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa – UNITAR, em parceria com a Divisão para o Desenvolvimento Sustentável Inclusivo, o Escritório de Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável e a Seção de ONGs, vinculados às Nações Unidas.
A abertura oficial da Cúpula ocorreu às 14h, no Sibara Flat & Convenções, mas desde cedo as delegações e convidados começaram a ser recepcionados no local.
“Este evento é muito importante e significativo e é uma grande oportunidade para a visibilidade internacional da nossa cidade e para mostrar mais uma vez nossa capacidade de receber bem os visitantes de todo o mundo com uma estrutura realmente preparada”, destaca o prefeito Fabrício Oliveira.
O desejo de sediar este evento internacional surgiu quando, em junho de 2022, o prefeito Fabrício participou da Cúpula Mundial da Família em Genebra, na Suíça. Na oportunidade, ele apresentou o case do município no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e da Casa da Família, que é um espaço dedicado à promoção de interações familiares, onde nele são sediados projetos para difundir os cuidados necessários para um lar saudável, levando em consideração as singularidades que as compõem.
Com o tema “Investir em Famílias”, a Cúpula tem entre seus objetivos tornar a década de 2020-2030 um período de ações efetivas e garantir a plena implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nível local, onde os municípios, através de suas lideranças serão os protagonistas para a aceleração da Agenda 2030. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
Segundo a presidente da WFO, Deise Kusztra, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável criou o consenso de que a dignidade do indivíduo é fundamental. “Os objetivos e metas da Agenda devem ser alcançados por todas as nações e pessoas e por todos os segmentos da sociedade. Desta forma, precisamos formar os gestores municipais para liderarem este desafio, e Santa Catarina é o lugar ideal para este encontro”, explica.
Legado
Durante o evento, o UNITAR, a Organização Mundial da Família e o Instituto Development Partners devem assinar um protocolo de intenções objetivando a implementação da Universidade Prefeitos no Brasil, através de um curso híbrido (presencial e online), em língua portuguesa, duração de nove meses e certificação internacional emitida pelo UNITAR, buscando a formação continuada dos gestores públicos com o objetivo de acelerar o atingimento das metas. A intenção dos organismos internacionais é iniciar a Universidade de Prefeitos pelo Estado de Santa Catarina e ampliar, posteriormente e de forma gradativa, para os demais estados brasileiros.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO