Aumento de preços faz brasileiros trocarem almoço por lanches
Segundo estudo realizado pela consultoria Kantar, os alimentos desembolsam quatro vezes o valor da compra de snacks
• Atualizado
Um levantamento realizado pela consultoria Kantar apontou que os brasileiros estão reduzindo a quantidade de produtos consumidos no mercado e trocando o almoço por lanches. O cenário acontece em meio ao aumento de preços dos alimentos que, segundo o estudo, desembolsam quatro vezes o valor da compra de snacks, como petiscos e sanduíches.
Enquanto o preço médio de uma refeição completa é de R$ 43,94, a média de gastos com lanches é de R$ 10,43, altas de 21% e 11%, respectivamente, na comparação com o primeiro trimestre de 2021. Esse aumento foi maior em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, que registraram altas de 16,4% e 14,4% no valor pago pelos produtos no mercado.
A pesquisa também revela que, no primeiro trimestre do ano, as famílias brasileiras reduziram os gastos fora de casa e priorizaram o consumo dentro do lar. Mesmo assim, o consumo em casa representa cerca de 52% da renda mensal dos indivíduos, cifra que cresce para 60% quando avaliado as classes D e E.
Neste cenário, o estudo mostra que o número médio de itens no carrinho de compras diminuiu em 2022, passando de 15, em 2021, para 13. Nas regiões Sul e Centro-Oeste, por outro lado, a média de produtos adquiridos nos supermercados ficou em 11.
ASSISTA A REPORTAGEM
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO