Ativistas jogam sopa de tomate em pintura de Van Gogh; veja
As ativistas questionaram: "O que vale mais, arte ou vida?"
• Atualizado
Ativistas ambientalistas do grupo “Just Stop Oil” jogaram sopa de tomate em uma pintura de Van Gogh, que está em exposição na National Gallery em Londres, nesta sexta-feira (14). O ato está gerando polêmica na web.
Durante o ato, uma das ativistas começou a levantar vários questionamentos: “O que vale mais, arte ou vida? Vale mais do que comida, mais do que justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?”
“A crise do custo de vida é parte do custo da crise do petróleo, combustível é inacessível para milhões de famílias com frio e fome. Eles não podem nem aquecer uma lata de sopa”, concluiu.
A Polícia Metropolitana local disse que os policiais chegaram rapidamente e as duas manifestantes foram presas por danos criminais e transgressão agravada. Os oficiais estão agora desvinculando os ativistas, de acordo com o jornal britânico The Independent.
Em declaração nas redes sociais, a National Gallery informou que houve alguns danos pequenos no quadro, mas a pintura está ilesa. Também disse que, além de lançar o molho de tomate, a dupla se colou na parede que se encontra a obra de 1888.
Segundo informações, este não é o primeiro ataque público da Just Stop Oil a Van Gogh. O pintor é um alvo comum da atenção dos ativistas climáticos.
Após toda a repercussão, o grupo ativista também se pronunciou nas redes.
“A criatividade e o brilho humano está em exibição nesta galeria, mas o nosso património está a ser destruído pela incapacidade do nosso Governo em agir sobre o clima e os custos de crise viva. As 100 licenças de petróleo e gás propostas – parte do culto interminável de crescimento alimentado a fósseis – irão destruir toda a nossa cultura, juntamente com a civilização humana tal como a conhecemos. Porque é que estamos a proteger estas pinturas quando não estamos a proteger os milhões de vidas que serão perdidas devido ao clima e ao colapso social?”
“De que serve a arte quando enfrentamos o colapso da sociedade civil? O estabelecimento artístico, os artistas e o público amante da arte precisam de intensificar-se na Resistência Civil se quiserem viver num mundo onde os humanos estejam por perto para apreciar a arte”.
ASSISTA AO VÍDEO
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Leia Também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO