Cotidiano Compartilhar
Reaberto

Atividades do Centro Universitário de São José podem ser retomadas, segundo TJSC

USJ estava fechado desde agosto de 2021

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: USJ / Reprodução
Foto: USJ / Reprodução

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou que o Centro Universitário de São José (USJ) retome as atividades. A decisão provisória foi publicada na última quarta-feira (19).

A ação civil pública movida pela Defensoria Pública Estadual, pela Dra. Ana Paula Berlatto Fao Fischer, na qual a Associação dos Professores do Centro Universitário Municipal de São José se habilitou, questiona a Recomendação formulada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), destinada à Prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, para o fechamento do USJ, em agosto de 2021.

Os advogados Luiz Magno e Thais Helena Bastos, sócios da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, representantes da Associação de Professores do USJ, esclarecem que a instituição, criada em 2005, é mantida pela Fundação Educacional de São José e conta com recursos próprios do ente municipal, sem fazer uso daqueles destinados à Secretaria de Educação do Município, e oferece quatro cursos de graduação/bacharelado de forma gratuita e excelência no MEC.

“Os valores totais alocados para a manutenção da Universidade de São José equivalem a apenas 2,5% do total das despesas com educação no exercício de 2020, de maneira que não há nenhum fundamento a alegação de que os valores investidos no USJ são ‘vultuosos e poderão impactar nos gastos do município com saúde e educação básica’”, explica Magno.

De acordo com a advogada, o encerramento das atividades do Centro Universitário repercutirá na população mais carente. “O USJ dispõe de reserva de vagas para alunos egressos da rede pública de ensino e o seu fechamento impactará sobre a parcela da população que mais carece de amparo e auxílio ao desenvolvimento profissional”, declara Thais.

A decisão determina que as atividades sejam retomadas imediatamente até a realização do julgamento definitivo, sem data prevista, e estabelece que o Município de São José e a Fundação Municipal Educacional de São José:

  • se abstenham de promover o descredenciamento voluntário do USJ perante o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina;
  • se abstenham de executar e/ou interrompam qualquer ato preparatório que impeça o regular funcionamento do USJ;
  • suspendam o Edital n. 008/2021/FUNDESJ, bem como cessem com as etapas do certame previstas em seu cronograma, inclusive as que estiverem em andamento;
  • se abstenham de executar e/ou interrompam qualquer ato preparatório de transferência dos alunos do USJ às Instituições de Ensino Superior selecionadas no Edital 008/2021, referente ao Processo Administrativo n. 449/2021, para selecionar IES na modalidade presencial para admitir os alunos do USJ, processo de transferência assistida.
  • viabilizem a realização de rematrícula de todos os alunos atualmente matriculados no USJ, para o início do primeiro semestre de 2022, nos cursos de graduação atualmente existentes e certificados.

“Trata-se de uma grande conquista, porém provisória e que demandará esforços de toda a comunidade acadêmica e da população de São José para que se mantenha o USJ em pleno funcionamento de suas atividades”, reforça Magno.

>> SIGA SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.